MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Modificações da Jurisprudência no Direito Tributário"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Modificações da Jurisprudência no Direito Tributário"

Veja quem são os ganhadores da obra "Modificações da Jurisprudência no Direito Tributário".

Da Redação

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Atualizado em 11 de junho de 2012 09:47

A obra "Modificações da Jurisprudência no Direito Tributário" (Noeses - 647p.), de Misabel Abreu Machado Derzi, trilha o caminho da dogmática jurídica, partindo do Direito Positivo brasileiro e, dentro dele, tece considerações e conclusões.

"A intensidade da comunicação jurídica, simples parcela do fenômeno maior da comunicação social, acelerou significativamente os aspectos positivos e negativos que acompanham a produção dos atos de fala nos domínios do direito, de tal modo que suas virtudes e seus defeitos ficaram expostos à visitação pública, com a transparência e a nitidez das manifestações evidentes. Aquele quantum de mistério que envolvia a prescritividade própria do jurídico pode, agora, ser explorado por ciências como a Semiótica ou devassado pelas especializações cada vez mais numerosas das ciências da linguagem, projetadas pela difusão do "giro lingüístico".

Penso que a filosofia da linguagem, tanto na versão do estruturalismo, mais conectado com a linguística, quanto na proposta da filosofia analítica, em ligação mais estreita com a lógica e com a matemática, navega a velas pandas no que há de mais fino e elaborado do pensamento ocidental. As duas vertentes avançam, na forma da terminologia tradicional, aparecendo como pós-estruturalismo e pós-analítica, para convergir na perspectiva hermenêutica, interpretativa, deitando raízes na fenomenologia e no existencialismo. A noção de horizonte hermenêutico, concebida na amplitude de uma tradição e, sobretudo, a de fusão de horizontes mediante o diálogo, desemboca inapelavelmente no reconhecimento da linguagem, constitutiva do saber, do mundo em que vivemos e de nós mesmos, entes humanos jogados na existência como seres finitos, carentes, prisioneiros de nossas incontáveis limitações". Paulo de Barros Carvalho, titular de Direito Tributário da USP E PUC/SP

Sobre a autora :

Misabel Abreu Machado Derzi é professora titular de Direito Financeiro e Tributário da UFMG. Doutora em Direito Público pela UFMG. Professora titular de Direito Tributário das Faculdades Milton Campos. Membro do Grupo de Pesquisa Europeu de Finanças Públicas - GERFIP.

__________

Ganhadores :

Fernando Battaglin, de Santana do Livramento/RS; e

Maria Luiza Zanon Rausis, analista tributário da Duas Rodas Ltda., de Jaraguá do Sul/SC

__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________