domingo, 11 de abril de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Divórcio - Teoria e Prática"

Veja quem ganhou a obra "Divórcio - Teoria e Prática"

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Na obra "Divórcio - Teoria e Prática" (Editora Saraiva - 348p.) o autor Rodrigo da Cunha Pereira analisa o divórcio sob a perspectiva do Direito Comparado, da possibilidade do uso da Mediação e o examina também no contexto da Lei Maria da Penha.

O Direito de Família passou por grandes mudanças nos últimos tempos em decorrência de transformações político-sociais. O divórcio é uma importante conquista em meio a esse cenário de mudanças.

No Brasil, sua origem data de 1977. No entanto, a conquista não foi plena, uma vez que a lei passou a exigir a separação como condição à concessão do divórcio. A Emenda Constitucional 66/2010 alterou esse quadro ao acabar com o instituto da separação e estabelecer o divórcio imediato.

Representa, portanto, menor intervenção estatal no foro íntimo das pessoas, que passam a ter autonomia para se divorciar sem qualquer tipo de prazo ou condição.

O livro trata ainda dos efeitos da dissolução do casamento, tais como o uso do nome de casado, a questão da guarda dos filhos, o pagamento de pensão e de alimentos.

Outro diferencial da obra é a análise multidisciplinar que envolve Direito e Psicanálise. O autor se vale de teóricos como Sigmund Freud para analisar questões atuais, como, por exemplo, a da monetarização do afeto em causas judiciais.

O autor se vale de mais de 30 anos de experiência na advocacia e da sua militância como Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM para tratar dos complexos efeitos do divórcio na vida familiar. O autor teve papel ativo na redação da Emenda Constitucional 66/2010.

Sobre o autor :

Rodrigo da Cunha Pereira é presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Advogado especializado em Direito de Família. Atua em Belo Horizonte, onde mantém sua Clínica do Direito. Doutor em Direito Civil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. E autor de diversos livros sobre Direito de Família e Psicanálise.

__________

Ganhador :

Yaakov Kalman Weissmann, de Santos/SP

__________

_________

Adquira já um exemplar :


_________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 30/10/2012 15:46

LEIA MAIS