MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Faleceu o Professor dr. Luiz Benito Viggiano Luisi

Faleceu o Professor dr. Luiz Benito Viggiano Luisi

x

Da Redação

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Atualizado em 3 de novembro de 2005 14:47

 

Nota de falecimento - Luiz Luisi

 

Faleceu ontem, 3 de novembro de 2005, na cidade de Porto Alegre/RS, o emérito Professor Dr. Luiz Benito Viggiano Luisi - um dos mais renomados professores de direito penal do Brasil e vice-presidente da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais (ABPCP).

 

Autor de diversas obras importantes e profundo pesquisador e conhecedor do direito penal, Luiz Luisi era Livre-Docente em direito penal pela UFRGS, Professor Titular da Universidade de Cruz Alta, Professor de diversos cursos de Mestrado e Doutorado no país. Além disso, Luisi era reconhecido por sua cultura jurídica e, sobretudo, pelo seu referencial humanista.

 

"Podia-se definir Luisi como um humanista. Unia profundos conhecimentos de filosofia de direito, tendo estudado com Georgio Del Vecchio em Roma, com a formação de penalista influenciado pelos mestres italianos e pela escola finalista de Hans Welzel. Estava elaborando uma História do Direito Penal e seu último trabalho foi sobre Filangieri. O Direito Penal e a Filosofia do Direito perdem um dos seus mais significativos mestres", Miguel Reale Jr.

 

_____________________