MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Procissão poética homenageia geração de poetas acometida pelo espírito do "mal-do-século"

Procissão poética homenageia geração de poetas acometida pelo espírito do "mal-do-século"

Da Redação

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Atualizado às 07:54


Procissão poética homenageia geração de poetas acometida pelo espírito do "mal-do-século"

No dia 19/11, às 19h, o Centro Acadêmico "XI de Agôsto", entidade representativa dos alunos da Academia de Direito do Largo de São Francisco e mais antiga e tradicional agremiação estudantil do país, promoveu uma procissão poética noturna em homenagem à geração de poetas acometida pelo espírito do "mal-do-século", em especial aos antigos alunos dessa Casa, Álvares de Azevedo, Castro Alves e Fagundes Varella.

A intenção do evento foi cultivar e alimentar os ânimos do romantismo brasileiro, tão arraigado e em grande parte nascido nessas Arcadas. No esteio dessa evocação, e sendo esse evento fruto de uma parceria entre o Centro Acadêmico "XI de Agôsto" e o projeto "Virada Cultural", da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, os estudantes dessa Academia partiram em cortejo do Largo São Francisco trajados de negro em direção ao Cemitério da Consolação, onde foi realizada uma Récita Romântica e a apresentação teatral de texto de Edgar Allan Poe, "O Coração Delator", entre as 21 e as 23h.

O evento contou também com a participação do mítico cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que foi o cicerone das apresentações artísticas.


________________