MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. No Outubro Rosa, Congresso dá prioridade a projetos de combate ao câncer de mama
Campanha

No Outubro Rosa, Congresso dá prioridade a projetos de combate ao câncer de mama

Renan Calheiros anunciou que vai dar prioridade em outubro para a votação dos projetos que tratam do combate ao câncer de mama.

Da Redação

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Atualizado às 11:26

Na última terça-feira, 1º, o Congresso deu início a sua participação no Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, durante solenidade realizada na sala de audiências da presidência do Senado. Na ocasião, o presidente Renan Calheiros anunciou que vai dar prioridade em outubro para a votação dos projetos que tratam do combate ao câncer de mama.

Dentre as propostas que vão ter atenção especial do Senado estão o PLS 406/11, que prevê o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento por mulheres portadoras de deficiência e o PLS 352/11 - aprovado na Câmara dos Deputados, já voltou ao Senado - que determina a inclusão de medicamento de uso oral contra o câncer nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde para permitir tratamento em casa. Ambos são de autoria da senadora Ana Amélia.

Exposição

Além da iluminação especial, haverá o lançamento da exposição "Recomeço", organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), às 18h, no Senado Galeria. A exposição retrata 20 mulheres que tiveram a mama reconstruída após mutilação decorrente do tratamento contra o câncer de mama.

Programação

De 8 a 16/10: Exposição itinerante "Recomeço" passa para o Espaço Mario Covas, Anexo 2, Câmara dos Deputados.

De 7 a 18/10: Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, promovida pelo Departamento Médico da Câmara. Englobará ações educativas e de divulgação e atendimento individualizado a servidoras e deputadas. As consultas com especialistas deverão ser previamente agendadas.

18/10: Bate-papo "Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama", no plenário 2 da Câmara, com Martinho Cândido de Albuquerque dos Santos, médico mastologista do Senado, e Valeska Marques de Menezes, médica oncologista da Câmara.