Migalhas

Sábado, 4 de abril de 2020

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Justiça, Moral e Linguagem em Rawls e Habermas"

O livro visa introduzir a nova configuração filosófica que serve de pano de fundo para a atual abordagem da Filosofia do Direito.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A obra "Justiça, Moral e Linguagem em Rawls e Habermas" (Saraiva - 104 p.), de Jonathan Hernandes Marcantonio, apresenta novo contexto e mostra como cada um dos expoentes da filosofia do Direito atual coloca-se diante das novas demandas que o Direito e o pensar exigem na contemporaneidade.

John Rawls e Jürgen Habermas representam, atualmente, a nova configuração da Filosofia do Direito, o que se dá não só pelo conteúdo dos debates travados e pela forma de construção discursiva, mas também pelo tipo de ferramenta teórica utilizada para contextualizar as principais dicotomias, os projetos e os dilemas que tomam a atenção do Direito, tanto do ponto de vista acadêmico quanto do instrumental.

O amplo conhecimento teórico de ambos os pensadores, bem como a criatividade e o domínio dos temas tratados ao longo de suas obras, dá conta desse universo em que a Filosofia do Direito contemporânea se insere : um espaço interdisciplinar, sem fronteiras acadêmicas e políticas bem definidas e dotado de uma dinâmica relacional, pessoal e digital que se configura e desconfigura com uma violenta velocidade. Ao mesmo tempo, o aspecto valorativo tradicional da filosofia do direito apresenta-se como ponto central na conformação e na descoberta do Justo, que permeia tanto o universo jurídico como o político. Cada um dos autores, a seu modo e a partir de repertórios técnicos dos quais são titulares, tentará solucionar a problemática de como retomar a preocupação valorativa dentro de um espaço social cada vez mais diferente e complexo.

Sobre o autor :

Jonathan Hernandes Marcantonio cursou doutorado-sanduíche na Universidade Livre de Berlim (PDEE-CAPES). Doutor e mestre em Teoria do Direito e do Estado pela PUC/SP. Professor doutor do departamento de Filosofia do Direito e disciplinas básicas da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP.

__________

Ganhadora :

Priscila das Neves, advogada em Florianópolis/SC


__________

Saraiva SA Livreiros Editores

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

-