MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Lições Sistematizadas de História do Direito"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Lições Sistematizadas de História do Direito"

A obra vai além de datas e fatos jurídicos, pois apresenta a correlação com o Direito Brasileiro, numa visão interdisciplinar com o Direito Civil, Penal, Constitucional, dentre outros

Da Redação

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Atualizado em 6 de outubro de 2014 14:34

O objetivo da obra "Lições Sistematizadas de História do Direito" (Atlas - 200p.), de Rodrigo Arnoni Scalquette, é demonstrar a evolução dos diversos sistemas jurídicos ao longo do tempo, fazendo, sempre que possível, sua interligação com o Direito Brasileiro.

Ressalte-se que os temas tratados são frutos de uma evolução histórica, filosófica e sociopolítica que, com o passar do tempo, acabaram por formar e solidificar a estrutura da ciência do Direito que se conhece atualmente.

A obra vai além de datas e fatos jurídicos, pois apresenta a correlação com o Direito Brasileiro, numa visão interdisciplinar com o Direito Civil, Penal, Constitucional, dentre outros. Nesse sentido, a proposta aqui apresentada é inovadora, pois instiga os pensadores do Direito e leva-os a visualizar os diferentes sistemas e sua compreensão particular com as especificidades de cada sociedade.

O estudo percorre uma "Reta Histórica" que se inicia na antiguidade, na Mesopotâmia - com o Código de Hamurábi -, perpassando o Código de Manu, o Direito Hebraico, o Direito Grego, o Direito Romano, o Direito Canônico, o Direito Germânico, o Direito Inglês, o Direito Mulçumano, as Leis portuguesas, chegando até o ambiente histórico das Constituições brasileiras e aos destaques legislativos do estágio atual do ordenamento jurídico brasileiro.

Sobre o autor :

Rodrigo Arnoni Scalquette é doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC/SP. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em Direito do Consumidor pela Universidade Bandeirante. Especialista em Direito Público e Privado pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Professor assistente doutor de História do Direito e Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado desde 1995, atua como parecerista e consultor jurídico. Membro efetivo da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes da Alta Tecnologia (Triênio 2013/2015). Membro colaborador da Comissão OAB "Vai à Faculdade" - OAB/SP.

_________

Ganhador :

Alicio Carlos Ramos, advogado em Patos de Minas/MG

__________

EDITORA ATLAS SA