MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio especial - José de Alencar

Resultado do sorteio especial - José de Alencar

José de Alencar faleceu no dia 12 de dezembro de 1877. Hoje, seu aniversário de morte, Migalhas homenageia o romancista.

Da Redação

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Atualizado em 11 de dezembro de 2014 09:54

José de Alencar faleceu no dia 12 de dezembro de 1877. Foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.

Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro.

Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. Destacou-se na carreira literária com a publicação do romance "O Guarani", em forma de folhetim, no Diário do Rio de Janeiro, onde alcançou enorme sucesso. Foi escolhido por Machado de Assis, para patrono da Cadeira 23, da Academia Brasileira de Letras.

Produziu também romances urbanos (Senhora, Encarnação), regionalistas (O Gaúcho, O Sertanejo) e históricos (Guerra dos Mascates), além de peças para o teatro. Uma característica marcante de sua obra é o nacionalismo, tanto nos temas quanto nas inovações no uso da Língua Portuguesa. Em um momento de consolidação da Independência, Alencar representou um dos mais sinceros esforços patrióticos em povoar o Brasil com conhecimento e cultura próprios, em construir novos caminhos para a literatura no país.

__________

Ganhadoras :

Jessica Sakamoto Bonfim, advogada em Mauá/SP
Alessandra Correia, de Barbosa/PR
Larissa Tristão Savignon, do RJ