MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Brasil é o quarto país do mundo com maior população prisional, revela MJ
Levantamento

Brasil é o quarto país do mundo com maior população prisional, revela MJ

País é o único que aumentou o número de aprisionamento, enquanto os outros diminuíram.

Da Redação

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Atualizado às 09:27

Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) - Junho 2014 divulgado nesta terça-feira, 23, pelo Ministério da Justiça mostra que o Brasil é o quarto país do mundo com a maior população prisional - 607.731 pessoas -, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia.

O Brasil, no entanto, é o único que aumentou o número de aprisionamento, enquanto os outros diminuíram. Em relação à taxa de aprisionamento ocupa a segunda posição com um crescimento de 136%. Somente a Indonésia tem uma taxa de aprisionamento maior, ficando em primeiro lugar.

O documento sintetiza os dados dos estabelecimentos penais dos Estados com o objetivo de contribuir para um diagnóstico da situação prisional do país.

Segundo o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ), Renato De Vitto, o estudo também revela informações inéditas estrutura dos presídios quanto à acessibilidade por pessoas com necessidades especiais e ainda destaca os tipos de gestão existentes nos estabelecimentos penais.

"É muito importante fazermos o levantamento desses dados e informações para realizarmos uma boa gestão e para a elaboração de diretrizes políticas do que cabe ao Ministério da Justiça", afirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Confira a íntegra do levantamento.