Migalhas

Segunda-feira, 6 de abril de 2020

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Precedente à Brasileira – A Jurisprudência Vinculante no CPC e no Novo CPC"

São abordados na obra, os elementos históricos, tanto do sistema inglês, quanto do norte-americano.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

A obra "Precedente à Brasileira – A Jurisprudência Vinculante no CPC e no Novo CPC" (Atlas – 407p.), de Júlio César Rossi, parte de uma análise das principais escolas do positivismo jurídico, culminando com a adoção da escola pós-positivista.

São abordados na obra, os elementos históricos, tanto do sistema inglês, quanto do norte-americano, indicando em que consistem os precedentes judiciais nessas tradições e traçando as aproximações e distinções verificadas.

Após análise da construção legislativa de alguns mecanismos de padronização da jurisprudência brasileira, o autor ainda fornece críticas ao precedente jurisprudencial à brasileira.

Sendo assim, o texto evidencia a inadequação da busca por um método subsuntivo capaz de propiciar a sua formação e exalta a necessidade da hermenêutica filosófica como um caminho hábil à construção de uma jurisprudência íntegra e coerente, levando, portanto, o Direito como uma ciência autônoma e independente.

Sobre o autor :

Júlio César Rossi é pós-doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra. Doutor pela PUC/SP. Mestre em Direito Civil pela Unesp. Advogado.
__________

Ganhador :

Cícero Batista do Nascimento Júnior, advogado no RJ


__________

EDITORA ATLAS SA

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

-