MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Marcos Regulatórios no Brasil: O que foi feito e o que falta fazer?"

Resultado do sorteio da obra "Marcos Regulatórios no Brasil: O que foi feito e o que falta fazer?"

Da Redação

sexta-feira, 31 de março de 2006

Atualizado em 28 de março de 2006 14:54


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou dois exemplares do livro

"Marcos Regulatórios no Brasil: O que foi feito e o que falta fazer?" (Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 385 p.), escrito por Luciana Helena Salgado e Ronaldo Seroa da Motta, gentilmente oferecido por Marcos Dantas Hecksher. Confira os ganhadores abaixo.


Os setores de infra-estrutura se caracterizam com vários segmentos de monopólio natural que exigem uma ação regulatória para garantir a eficiência das atividades e a modicidade das tarifas.

Este livro traz contribuições de alguns dos principais especialistas do país - economistas de diferentes instituições, advogados e formuladores de políticas - que analisam a experiência recente das agências reguladoras brasileiras e o desenvolvimento dos marcos regulatórios nos setores de telecomunicações, energia elétrica, aviação civil, gás natural, saneamento e transporte urbano.


Se foram muitos os esforços já empreendidos para criar normas com incentivos adequados e eficientes, ainda resta muito por fazer em regulação econômica no Brasil. Mas, afinal, quanto de tecnologia e quanto de ideologia resultam nas limitações atuais? Seriam visíveis e conhecidas falhas técnicas que já poderiam ter sido tratadas? Ou existem conflitos políticos que impedem ações corretivas, inclusive atuando diretamente na base de governança das agências reguladoras? Buscar responder a essas questões é a linha condutora desta publicação. As conclusões não são simplistas nem imediatistas, o que torna mais válido conhecê-las.
_________________

Ganhadores:

  • Eduardo Silva da Silveira, da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, de Belo Horizonte/MG 
  • Aran Hatchikian Neto, advogado, de São Paulo/SP