MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "O estado atual do biodireito"

Resultado do sorteio da obra "O estado atual do biodireito"

Da Redação

quinta-feira, 20 de abril de 2006

Atualizado em 17 de abril de 2006 15:02


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "O estado atual do biodireito"

(966 p.), escrito por Maria Helena Diniz, gentilmente oferecido pela editora Saraiva. Confira o ganhador abaixo.


Os avanços da biotecnologia e da engenharia genética geram problemas ético-jurídicos, tornando imprescindível o estudo sobre a bioética e o biodireito. Nessa esteira, a renomada autora aborda questões como transfusão de sangue, transexualismo, transplante de órgãos e tecidos, experiências em seres humanos, tortura médica, a AIDS e o direito.

Seu estudo avança para a análise do direito ambiental, considerando a crise ambiental e o desenvolvimento, a preservação da biodiversidade, o impacto ambiental da biotecnologia, a biopirataria, a tutela jurídica do meio ambiente e a responsabilidade civil pelo dano ecológico. Seguindo o mesmo rigor científico que lhe é peculiar, ressalta a necessidade de adequação do estado atual às exigências do mundo moderno e discorre sobre o futuro da bioética e do biodireito no século XXI, já em consonância com a Lei n. 10.406/2002, que institui o novo Código Civil e a Lei n.11.105/2005,denominada Lei de Biossegurança.


Maria Helena Diniz

é Professora Titular de Direito Civil na PUCSP. Leciona Direito Civil Comparado, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito nos cursos de Pós-Graduação em Direito na PUCSP.
_________________

Ganhadora:


Maria do Socorro Lima Castello Branco
, do Ministério do Meio Ambiente, de Brasília/DF