MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Poder de Compra e Política Antitruste"

Resultado do sorteio da obra "Poder de Compra e Política Antitruste"

Da Redação

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Atualizado em 24 de maio de 2006 14:21


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "Poder de Compra e Política Antitruste"
(309 p.), escrito por Daniel Goldberg, gentilmente oferecido pela editora Singular. Confira o ganhador abaixo.


Poucos assuntos foram tão pouco debatidos na literatura antitruste quanto o que concerne às implicações e conseqüências do exercício do poder de compra por parte de agentes econômicos.


A despeito da escassa discussão acerca do tema, reina algo entre controvérsia e pura confusão sobre qual o tratamento legal desejável (ou aplicável), do ponto de vista da concorrência, ao controle e enquadramento de agentes econômicos que detenham ou pretendam adquirir poder de mercado como compradores.


Com efeito, partindo da tradicional separação (que será objeto de críticas mais adiante) entre o controle preventivo das estruturas de mercado e o controle repressivo de condutas abusivas, o tema do poder de compra oferece inúmeros desafios ao pesquisador.


Da perspectiva do controle de estruturas de mercado, a tendência de concentração nos mercados de varejo em setores tão diversos como o alimentício, o de vestuário, o de brinquedos, o de materiais de construção e o farmacêutico, coloca em potencial conflito os objetivos da política antitruste.


Muitas vezes as grandes cadeias de distribuição e revenda, longe de se caracterizarem como canais neutros de ligação até o consumidor final, são na verdade agentes de mercado que gozam de tremendo poder econômico, capazes de influenciar de forma significativa a formação de preços nos mercados à jusante e à montante.
_________________

Ganhadora:


Fabiane Verçosa
, da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação S.A., do Rio de Janeiro/RJ