MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Maristela Basso é a mais nova sócia de Nelson Wilians & Advogados Associados
Reforço

Maristela Basso é a mais nova sócia de Nelson Wilians & Advogados Associados

A advogada vai liderar a área internacional e de arbitragem da banca.

Da Redação

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Atualizado às 18:35

Com experiência de mais de 25 anos no exercício da advocacia, Maristela Basso se junta ao escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, um dos maiores do país.

Maristela Basso é uma profissional do Direito de grande aprofundamento técnico e acadêmico, atuando, em especial, nas questões sobre jurisdição internacional, assim como em homologações e execuções de sentenças estrangeiras no Superior Tribunal de Justiça, além de casos de conflitos entre leis internas e tratados internacionais, como nas questões de nacionalidade, proteção internacional da pessoa humana, do meio ambiente e do patrimônio cultural, responsabilidade e reparação de danos.

Membro de várias câmaras e instituições arbitrais no Brasil e no exterior, assim como integra a lista de árbitros "ad hoc" do Sistema de Solução de Controvérsias do MERCOSUL, e a lista de especialistas dos "Grupos Especiais" (painéis) do Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC), para litígios sobre direitos de propriedade intelectual.

Na área de propriedade intelectual, sua atuação também é significativa, especialmente na elaboração de pareceres jurídicos, sobre o marco legal instaurado pela Organização Mundial do Comércio, das novas leis brasileiras de Propriedade Industrial, Direito de Autor e Conexos e Proteção dos Softwares.

É Doutora em Direito Internacional (Ph.D) e Livre-Docente (Pós-Doutora-Post-Ph.D) em Direito Internacional pela USP. É também especialista em Estudos da Integração Europeia com título conferido pela Comissão Europeia e Colégio do México. Professora-visitante convidada em Universidades na Itália, Estados Unidos, México e no the Max Planck Institute for Intellectual Property, Competition and Tax Law, Munique. Possui inúmeros artigos e livros, publicados no Brasil e no exterior.

Professora livre-docente de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco), onde ministra, no curso de Graduação, as disciplinas de Direito Internacional Privado, Direito do Comércio Internacional e Contratos Internacionais. É responsável pela disciplina Fundamentos do Direito Internacional da Propriedade Intelectual nos cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Professora/Tutora da Academia Mundial da Organização Mundial da Propriedade Intelectual - OMPI - Genebra. Membro Maior da "Inter American Bar Association", da "The American Society of International Law", do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro, da "International Law Association".

Com 45 unidades próprias, espalhadas por todos os Estados brasileiros e mais de 1.600 advogados advogando cerca de 647 mil processos, em todas as áreas do Direito empresarial, Nelson Wilians & Advogados Associados possui operações na América do Sul e neste ano terá a expansão para a Europa e América do Norte.

________________