MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A História Não Contada do Maior Acidente Aéreo da Aviação Brasileira"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A História Não Contada do Maior Acidente Aéreo da Aviação Brasileira"

O advogado Eduardo Lemos Barbosa conta como ocorreram as indenizações que foram subsidiadas nos EUA e como o acidente mudou sua vida pessoal e profissional.

Da Redação

terça-feira, 18 de julho de 2017

Atualizado em 14 de julho de 2017 11:06

O dia 17 de julho de 2007 mudou a vida de centenas de pessoas no trágico acidente aéreo da TAM. O livro "A História Não Contada do Maior Acidente Aéreo da Aviação Brasileira" (Manole - 155p.), do advogado Eduardo Lemos Barbosa, aborda os bastidores da disputa judicial empreendida por parentes de muitas das 199 vítimas do acontecimento.

A vida da gente pode mudar em um lapso de tempo ínfimo. O dia 17 de julho de 2007 mudou a vida de centenas de pessoas. Depois das 18:48:50s daquela terça-feira, as famílias de 199 vítimas que faleceram naquele instante nunca mais foram as mesmas. O destino de mulheres, crianças, homens e idosos(as) foi tragicamente alterado para sempre.

Além dos familiares, também amigos e profissionais (advogados, psicólogos, psiquiatras, promotores, delegados, entre outros) que trabalharam naquele acidente tiveram seu futuro alterado. A própria aviação comercial brasileira foi modificada, tornando-se mais exigente em várias questões, como segurança nas aeronaves e nas pistas dos aeroportos.

Como advogado que atuou diretamente no acidente, convivendo cerca de três anos com as famílias das vítimas, presenciando sua dor, sua ira, suas lágrimas e seu inconformismo em ter perdido seu familiar daquela forma abrupta, estúpida e dramática, nunca, até hoje, consegui esquecer esse passado. E foi nesse sentido que, ao longo dos anos, a ideia de contar a história deste que foi o maior acidente da história da aviação brasileira me perseguiu.

Há um ano e meio, comecei a contar os fatos, as questões jurídicas (com ação internacional inclusive), os aspectos internos do acidente e a importância da Afavitam (Associação das Famílias Vítimas do Voo da TAM), com o objetivo de transformar luto em luta, a favor dos direitos, em todos os aspectos, dos filhos, pais, mães, maridos, esposas, sobrinhos(as), primo(as) e avós daqueles que faleceram no terrível acidente.
Em uma visão pessoal, relato também como a minha vida foi totalmente modificada, alterando o rumo do meu destino pessoal e profissional. Esses familiares são verdadeiros heróis, lutadores incansáveis que travaram batalhas contra poderosas empresas governamentais e particulares, com o intuito de buscar justiça para a vida dos que se foram!

E assim, preservando a intimidade das pessoas, conto a luta dessas famílias e dessa associação que foi única no mundo, para que toda essa história não seja esquecida!

Sobre o autor:

Eduardo Lemos Barbosa é membro da Escola Nacional de Advocacia (ENA). Diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RS. Conselheiro Estadual da OAB/RS. Diretor do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família. Professor da AASP. Professor da ESA da OAB/RS. Pós-graduado em Direito de Família. Autor de diversos livros e artigos jurídicos. Palestrante.

_________

Ganhador:

Gabriel Teixeira Santos, de Martinópolis/SP