MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da Obra "Curso Básico de Direito Sindical"

Resultado do sorteio da Obra "Curso Básico de Direito Sindical"

Da Redação

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Atualizado em 23 de junho de 2006 13:30


Sorteio de Obra


Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Curso Básico de Direito Sindical" (456 p.), escrito por José Carlos Arouca, gentilmente oferecido pela editora LTR.


A Emenda Constitucional n. 45, de 2004, atribuiu competência à Justiça do Trabalho para resolver os litígios e conflitos fundados em matéria de natureza sindical. Neste livro são tratados os temas básicos do sindicalismo; autonomia, liberdade e estrutura sindical, organização nos locais de trabalho, formas de custeio, administração, negociação coletiva, greve, acordos e convenções coletivas, meios de solução dos conflitos, mediação, arbitragem, procedimento jurisdicional, organização internacional.

Cuida, também, da reforma sindical, especialmente dos projetos do fórum nacional do trabalho e do fórum sindical dos trabalhadores.


O Código de Processo Civil, na sua concepção individualista, envelheceu com o surgimento da Ação Civil Pública, do Código de Defesa do Consumidor e da Ação Coletiva Sindical ou substituição processual, até bem pouco tempo atrás negada pela Justiça do Trabalho.


A

"velha" CLT cede espaço para a lei sindical interna, negociada diretamente pelos sindicatos e instrumentalizada nos acordos e convenções coletivas.
________________

Ganhador:

 

Mário Korb Filho, de Florianópolis/SC