MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Princípio da Afetividade no Direito de Família"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Princípio da Afetividade no Direito de Família"

"Penso que este livro é o principal trabalho sobre o tema no Brasil, não deixando dúvidas de que a afetividade é norte regulador do Direito de Família nacional", Fávio Tartuce.

Da Redação

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Atualizado em 29 de setembro de 2017 12:34

A obra "Princípio da Afetividade no Direito de Família" (Forense - 2ª edição - 434p.), de Ricardo Calderón, oferece um recompensador passeio por aquilo que há de mais atual no Direito de Família brasileiro.

"Do reconhecimento do afeto que constitui o âmago das relações familiares à imperiosa superação de um modelo único e estanque de família, cujo alicerce maior se verifica em um Código que ignora a realidade que o circunda, emerge, nesta oportunidade, um trabalho primoroso, que apreende a pluralidade das fontes normativas e vence o reducionismo codificador (...). Eis que se apresenta à comunidade jurídica um hodierno e salutar contributo à coeva feição do Direito da(s) Família(s)", Luiz Edson Fachin, ministro do STF

"Esse dilema científico do afeto é bem enfrentado pela obra de Ricardo Calderón, a qual consiste não apenas no livro pioneiro sobre o tema da afetividade no Brasil, mas exprime também a preocupação constante do seu autor em atribuir ao princípio da afetividade um papel técnico, dogmaticamente sustentável. O livro oferece, em conclusão, um recompensador passeio por aquilo que há de mais atual no Direito de Família brasileiro. A afetividade, que Ricardo Calderón consagra já no título da sua obra, faz-se presente em cada linha, não apenas na substância da sua tese, mas também na linguagem e no estilo por meio do qual cativa o seu leitor - fruto da melhor tradição da 'terra das araucárias' e da Escola de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná", Anderson Schreiber, professor titular da UERJ.

"Penso que este livro é o principal trabalho sobre o tema no Brasil, não deixando dúvidas de que a afetividade é norte regulador do Direito de Família nacional, tendo substrato e força jurídica generalizante, a guiar o intérprete e aplicador do Direito. Para esta nova versão, o Professor Calderón ampliou a sua pesquisa, trazendo questões e temas mais recentes sobre o assunto, especialmente a análise do julgado do Supremo Tribunal Federal que, em repercussão geral, analisou não só a parentalidade socioafetiva, como também a viabilidade jurídica da multiparentalidade", Flávio Tartuce, professor Titular da FADISP.

Sobre o autor:

Ricardo Calderón é doutorando e mestre em Direito Civil pela UFPR. Pós-graduado em Teoria Geral do Direito e em Direito Processual Civil. Professor, advogado e consultor jurídico.

__________

Ganhador:

Thales Borges Soares, de BH

__________

EDITORA FORENSE LTDA