MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão de Segurança Pública aprova porte de arma para guarda prisional

Comissão de Segurança Pública aprova porte de arma para guarda prisional

X

Da Redação

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Atualizado às 08:40

 

Porte de armas

 

Comissão de Segurança Pública aprova porte de arma para guarda prisional

 

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou na terça-feira (11) substitutivo ao PL 6404/05, do deputado Nelson Pellegrino, que estende a agentes e guardas prisionais e integrantes de escoltas de presos o direito a portar arma de fogo, inclusive fora do horário de trabalho.

 

O substitutivo, do deputado Moroni Torgan, também estende o benefício a peritos médicos da Previdência Social, auditores tributários dos estados e do Distrito Federal, oficiais de justiça e avaliadores do Judiciário, defensores públicos, auditores fiscais dos estados. O projeto original previa o porte de arma para auditores, auditores-fiscais e técnicos da RF e auditores fiscais do Trabalho.

 

Na opinião de Torgan, todos esses profissionais sofrem ameaça de vida em seu trabalho, o que justifica o porte de arma. "O simples conhecimento de que o auditor ou o médico podem estar armados já terá forte influência na segurança desses profissionais", afirma. "O projeto pretende instrumentalizar esses agentes públicos de meios para defender a própria vida e a de seus familiares."

 

Tramitação

 

O PL 6404/05 tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, irá para o Senado.

__________