MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Manual das Audiências Cíveis"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Manual das Audiências Cíveis"

A obra tem o objetivo de transportar o leitor para o ambiente das audiências estudadas, servindo de manual de leitura para todos os protagonistas da relação jurídico-processual.

Da Redação

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Atualizado em 31 de julho de 2018 14:04

tO livro "Manual das Audiências Cíveis" (Atlas - 6ª edição - 196p.), de autoria de Jones Figueirêdo Alves e Misael Montenegro Filho, propõe-se a discutir os aspectos das manifestações orais do processo civil.

Praticamente todas as ações que têm curso na justiça dependem da prática do ato que estudamos nesta obra, ou seja, das audiências. Por isso, é fácil concluir que estamos diante de um ato importantíssimo para o processo, interessando a advogados, magistrados, promotores, defensores públicos e todos os demais operadores do Direito.

Este livro trata de um dos assuntos mais importantes do Direito Processual Civil, versando sobre um ato complexo, que decide o resultado das ações. Os autores, inicialmente, fazem considerações sobre a importância das audiências na realidade do processo civil brasileiro, estudando os princípios jurídicos aplicáveis à matéria.

O capítulo 2 versa sobre as audiências cíveis em geral e suas regras processuais, enquanto o 3 analisa as audiências em ações específicas, como: possessórias, indenização por perdas e danos, investigação de paternidade, divórcio litigioso e consensual, reivindicatórias, de usucapião, execuções fundadas em título extrajudicial e mandado de segurança.

Como não poderia deixar de ser, os autores reservaram para a parte final do conteúdo um quadro comparativo entre o CPC/1973 e o novo CPC acerca dos dispositivos que tratam das audiências.

 

Sobre os autores:

Jones Figueirêdo Alves é graduado em Direito pela UFPE, em Ciências da Comunicação pela UNICAP-PE e mestre em Ciências Jurídicas pela FDUL. Desembargador decano do TJ/PE. É diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito da Família, presidente da Comissão de Direito da Família, membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas e diretor do CEJ.

Misael Montenegro Filho é advogado, conferencista e professor. Membro do IBDP, da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas e diretor dos Cursos Jurídicos Misael.

__________

Ganhador:

Francisco Ribeiro Filho, de Taguatinga/DF