MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Braga & Moreno Consultores e Advogados organiza força tarefa para implementar a política dos 5R´s e apoiar catadores de rua
Organização

Braga & Moreno Consultores e Advogados organiza força tarefa para implementar a política dos 5R´s e apoiar catadores de rua

Promovida pelo escritório, a iniciativa, que aconteceu no mês de maio, contou com o apoio do aplicativo Cataki.

Da Redação

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Atualizado em 23 de maio de 2019 13:55

O escritório Braga & Moreno Consultores e Advogados, com a colaboração do Cataki, realizou uma força tarefa para separar os materiais que não eram mais usados pelo escritório. Dentre os resíduos separados estavam: aparelhos de fax, computadores quebrados, grampeadores, pastas, armários, cadeiras, quadros decorativos, enfim uma gama imensa de coisas que ficaram acumuladas ao longo de quase 30 anos de escritório.

t

Pode-se dizer que implementar os 5R's vai além de simplesmente organizar os espaços internos do escritório, pois existe um processo por trás dessa limpeza. Primeiro iniciou-se o projeto de repensar o consumo de determinados produtos, razão pela qual a banca praticamente aboliu o uso dos copinhos plásticos em 2018. Depois começou a fase de separar tudo, definindo o que seria reciclado ou reaproveitado por outras instituições. Muitas doações foram feitas no início de 2019 a diversas instituições filantrópicas.

Por fim, aproveitou-se a oportunidade para repensar o uso dos materiais no próprio escritório e conscientizar colaboradores e clientes sobre a necessidade de recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

A ação foi programada para o mês de maio, pois este mês comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem (17/5).  Segundo Ana Luiza dos Santos, da área de Recursos Humanos da banca, a expectativa era de promover a sustentabilidade e a responsabilidade social, explicando para todos o que significam os 5R's e apoiando boas iniciativas como a do Cataki.

t

 "Acompanhamos com grande entusiasmo a política dos 5R's, que faz parte de um processo educativo para reduzir o consumo exagerado e o desperdício, apoiando a reciclagem, principalmente, através da intensificação da economia local (sucateiros, catadores, etc.)", explica Ana Luiza.

Após reunião interna dos colaboradores, a banca decidiu testar o aplicativo Cataki, startup brasileira premiada durante o "The Next Web Conference 2019", realizado em Amsterdã/Holanda. O resultado é imediato, pois ao chegar ao escritório, o catador "associado" ao Cataki, realiza uma triagem inicial e então segue para retirar todos os objetos que se enquadram em seu foco de reciclagem. Todos saíram ganhando com esta pequena ação.

Por fim, vale destacar que para realizar esse atendimento, basta baixar o aplicativo do Cataki e checar quais os catadores mais próximos e confirmar quais os tipos de resíduos que eles costumam recolher.