MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Disponibilidade Processual"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Disponibilidade Processual"

O livro trata de forma mais específica da liberdade das partes no processo.

Da Redação

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Atualizado em 28 de junho de 2019 16:20

tO livro "Disponibilidade Processual" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais - 400p.), de Rodrigo Ramina de Lucca, e coordenado por Teresa Arruda Alvim, do escritório Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados; e Eduardo Talamini, da banca Justen, Pereira, Oliveira & Talamini Advogados Associados, trata de forma mais específica da liberdade das partes no processo. 

A obra é dedicada ao exame da liberdade das partes no processo. A mesma disponibilidade processual que fundamenta os negócios jurídicos processuais está presente nos mais diversos institutos processuais. 

O alcance da liberdade processual das partes é muito maior do que se costuma supor. E essa constatação não está embasada em alguma ressurreição das vetustas concepções privatistas do processo, pelas quais a ação seria um dos efeitos do próprio direito material ou o processo, uma novação da relação controvertida. 

O fundamento para a identificação da intensa relevância da disponibilidade processual é outro: o direito fundamental de liberdade - premissa essencial do Estado de Direito, que deve nortear toda a atuação pública. 

O exame específico do modo como a liberdade expressa-se nos diversos institutos e mecanismos processuais é feito com rigor e objetividade. Isso empresta à obra grande valor prático, que não fica em nada a dever a sua imensa riqueza e profundidade teórica. 

Sobre o autor:

*Rodrigo Ramina de Lucca é advogado, doutor e mestre em Direito Processual Civil pela USP. Graduado em Direito pela UFPR e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Comitê Brasileiro de Arbitragem e do Instituto dos Advogados do Paraná. 

Sobre os coordenadores:

*Eduardo Talamini é advogado, sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados. Livre-docente em Direito Processual na USP. Mestre e doutor  pela USP. Professor da UFPR.

*Teresa Arruda Alvim Wambier é sócia do escritório Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica.

__________

Ganhador:

Algemiro Pedro Santos, de Antônio Carlos/MG