MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. DF: Convênio permite emissão mais rápida de CNPJ para advogados
CNPJ

DF: Convênio permite emissão mais rápida de CNPJ para advogados

O convênio é realizado entre a OAB/DF, a Junta Comercial e a Receita Federal.

Da Redação

sábado, 7 de setembro de 2019

Atualizado em 6 de setembro de 2019 14:06

Um convênio realizado entre a OAB/DF, a Junta Comercial e a Receita Federal permite aos advogados conseguir CNPJ para abrir escritório de advocacia sem ter de visitar as três instituições.

O acordo, que está vigente desde agosto, permite a emissão diretamente na OAB/DF em até 10 dias nos casos em que não houver necessidade de verificação de pendências de documentos.

t

Segundo o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, a desburocratização é uma das prioridades da atual gestão. "Este convênio é mais uma facilidade que trazemos para a advocacia. Queremos agilizar o atendimento de advogados e advogadas, facilitar seu trabalho e derrubar os entraves burocráticos".

Com o convênio, a OAB/DF passa a ser a terceira seccional da OAB no país a realizar a emissão do CNPJ de sociedades de advocacia.

O vice-presidente da Junta Comercial do DF, João Vicente Feijão, destacou a contribuição desse avanço para as sociedades de advocacia e declarou que a parceria é um momento histórico. "É o enterro da burocracia", afirmou.

Rede Sim

O acordo possibilita que a OAB/DF se associe à Rede Sim, programa que simplifica e legaliza novos negócios no país. A parceria entre as duas instituições torna possível realizar todo o trâmite documental de forma automatizada sem ter que onerar o empreendimento que está sendo criado.

"A Rede Sim começou em 2007 e envolve todos os intervenientes nas três etapas de abertura de negócios: avaliação de viabilidade, registro e licenciamento", explicou o coordenador-geral de Gestão de Cadastros da Receita Federal, Clovis Peres.

Estrutura e treinamento

Visando viabilizar o convênio, a OAB/DF implantou um software e treinou funcionários. Já a Comissão de Sociedade de Advogados, responsável pelo julgamento dos pedidos dentro da seccional, adotou novos procedimentos de trabalho para acelerar as avaliações.

O presidente da Comissão, Vicente Coelho Araújo, explica que o objetivo é proporcionar melhor integração dos novos advogados e advogadas da Ordem que estão iniciando a carreira para que tenham todo o trâmite burocrático facilitado para o registro e efetivo funcionamento da sociedade.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas