MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Estado Policial: Como Sobreviver"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Estado Policial: Como Sobreviver"

A obra relata as estratégias usadas pelos militantes para resistir durante os anos de chumbo.

Da Redação

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Atualizado às 09:51

tO livro "Estado Policial: Como Sobreviver" (Civilização Brasileira - 144 p.),  de Cid Benjamin, descreve os mecanismos de repressão política dos anos 1960 e 1970 e relata as estratégias usadas pelos militantes para resistir durante os anos de chumbo.

"Sempre desejei que meus livros e artigos despertassem interesse e fossem lidos pelo maior número de pessoas, de forma a ajudar na luta pelo aprofundamento da democracia, pelas transformações sociais e na construção de um caminho para o socialismo. Afinal, este era o seu objetivo e esta seria a maior recompensa para o meu esforço. Mas eu preferiria que as sugestões trazidas e as experiências transmitidas aqui, fruto da preocupação com a defesa da integridade física de militantes e ativistas do movimento popular, se mostrassem desnecessárias. Isto teria significado que a democracia brasileira está mais consolidada e que conseguiu prevalecer, apesar das nuvens ameaçadoras que pairaram sobre ela", afirma Cid Benjamin.

Na obra são abordados assuntos como: atentados; criminalização do movimento popular e de organizações de esquerda; expansão das milícias; medidas de proteção; internet, celulares, computadores, notebooks e tablets; câmeras, microfones e outros mecanismos de vigilância; infiltrações policiais; ditadura aberta; evolução da repressão.

O ator e diretor de Marighella, Wagner Moura, o desembargador e professor da UERJ João Batista Damasceno e o bispo católico dom Angélico Sândalo Bernardino assinam os prefácios.

__________

Sobre o autor:

Cid Benjamin é jornalista e professor. Participou da resistência armada à ditadura militar, sendo detido em abril de 1970.

__________

Ganhadora:

Vitoria Lourenço Ipoldo Guimarães, de Caieiras/SP