MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Joint Venture - Uma visão econômico-jurídica para o desenvolvimento empresarial

Joint Venture - Uma visão econômico-jurídica para o desenvolvimento empresarial

Esta obra apresenta as estratégias empresariais

Da Redação

segunda-feira, 24 de novembro de 2003

Atualizado em 21 de novembro de 2003 14:48

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Joint Venture - Uma visão econômico-jurídica para o desenvolvimento empresarial" (Juruá Editora, 102p), gentilmente oferecido pela autora, a advogada Patrícia Carvalho.

 

Esta obra apresenta as estratégias empresariais existentes no Brasil através dos enfoques econômico e jurídico. Dentre as estratégias existentes dedica maior ênfase às joint ventures empresariais, discorrendo sobre o seu conceito, as espécies, a fase das negociações e o quadro jurídico. Demonstra a conveniência e viabilidade das joint ventures através do relato de cases. Realiza análise comparativa dos aspectos tributário e societário dos Estados do Mercosul, em que se demonstra que a utilização de estratégias dentro deste processo integracionista não é complexa diante das semelhanças existentes.

 

Verifica-se que as estratégias empresárias são geralmente mais usadas entre as grandes empresas. As micro e pequenas, por questões culturais e por falta de incentivo, ainda não reconheceram que devem adotar uma forma diferenciada de atuação, em que as joint ventures aparecem como a melhor solução, inclusive de independência. A dificuldade maior para a implementação das joint ventures - as quais são superadas pelos atos de fusão entre as grandes empresas - é o aspecto cultural, primordialmente o preconceito de se trabalhar conjuntamente, daí a importância da fase de negociações. Ao final, diante da conjuntura econômica e social em que se encontra o Brasil, demonstra que este é mais uma vez, o momento para se impulsionar a indústria nacional, através de métodos diferenciados de atuação.

______

 

Ganhador:

 

Carlos Alfredo Stephan, da Siemens do Brasil

_______