Migalhas

Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito e Tecnologia"

O livro tem o objetivo de abordar como o direito e as novas tecnologias se relacionam.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Direito e tecnologia por [Cascione, Fábio de Souza Aranha, Lima, Marcelo Padua, de Morais, Aaron Papa]O livro "Direito e Tecnologia" (Editora Liber Ars - 293p.), organizado por Fábio de Souza Aranha Cascione, Marcelo Padua Lima e Aaron Papa de Morais, advogados do escritório Cascione Pulino Boulos Advogados, tem o objetivo de abordar como o direito e as novas tecnologias se relacionam.

O enorme impacto dos avanços tecnológicos da última década foi, sem dúvida, um dos fatores mais marcantes dessa geração. Profissões deixaram de existir ou tiveram que se adaptar, a comunicação entre pessoas mudou drasticamente, diversos novos modelos de negócio surgiram e, repentinamente, passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Hoje é virtualmente impossível imaginar as nossas vidas sem smartphones, plataformas de streaming, aplicativos de mensagens e serviços de pagamento online. Tantas mudanças impactaram também o Direito, que tem se deparado com dilemas e lacunas na aplicação de regras jurídicas sobre modelos de negócio inovadores. Esse cenário de mudança constante, ressignificação e inovação levou a equipe do Cascione Pulino Boulos Advogados a um mergulho profundo na interpelação entre as duas áreas. O livro “Direito e Tecnologia” chega para promover esse debate e indicar como o Direito está lidando com essa nova realidade.

O livro é composto por uma coletânea de 17 artigos, abordando, de maneira prática e técnica os impactos, tendências e perspectivas associadas à atual sociedade digital. Temas como a criação e desenvolvimento de startups, atuação de fintechs, inovações na área de pagamentos, natureza jurídica das criptomoedas, operação de marketplaces online, responsabilidade civil relacionada a proteção de dados pessoais, tributação de mídias digitais e as implicações da tecnologia nas relações de trabalho são tratados na obra. “Nos últimos anos notamos um aumento exponencial na demanda de clientes do escritório por assessoria jurídica em assuntos relacionados a inovação e tecnologias disruptivas. Esses trabalhos geraram reflexões interessantes sobre como o Direito deve ser repensado para se adequar a uma nova e dinâmica realidade”, comenta Marcelo Padua Lima, sócio e cohead da área de Tecnologia e Inovação do escritório.

Sobre o autor:

Fábio Cascione é sócio-fundador do Cascione Pulino Boulos Advogados, é reconhecido como um dos melhores advogados do Brasil para o mercado financeiro e de capitais, com sólida experiência em transações locais e transfronteiriças, incluindo o financiamento de projetos de infraestrutura, trade finance, operações estruturadas, reestruturação de dívidas, securitização, emissão de títulos de dívida e valores mobiliários, incluindo ofertas públicas de Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio (CRI e CRA), debêntures, debêntures de infraestrutura, notas promissórias, letras financeiras e cotas de fundos de investimento (Multimercado, Imobiliário, em Direito Creditório e em Participações).

Marcelo Padua Lima presta assessoria jurídica no Cascione Pulino Boulos Advogados em questões relacionadas à legislação e regulamentação bancária, de pagamentos, do mercado de valores mobiliários, de câmbio e investimento estrangeiro. Marcelo assessora instituições financeiras, instituições de pagamento e outros participantes do mercado (em especial nas indústrias do e-commerce e de tecnologia) em uma ampla variedade de assuntos, incluindo trabalho na área regulatória, contratos, relacionamento com reguladores, inovação financeira, sigilo bancário, proteção de dados, defesa do consumidor e compliance. Marcelo também conta com extensa experiência na estruturação de transações nos mercados financeiro e de capitais.

Aaron Papa de Morais é advogado do Cascione Pulino Boulos Advogados e concentra suas atividades profissionais e acadêmicas nas áreas de meios de pagamento, tecnologia, inovação financeira, proteção de dados e e-commerce, entre outras, assessorando instituições financeiras, instituições de pagamento e outros participantes do mercado (em especial nas indústrias do e-commerce e de tecnologia).

___________

Ganhador:

Eduardo André Carvalho Schiefler, da Schiefler Advocacia, de Florianópolis/SC

___________

patrocínio

últimas quentes

-