Migalhas

Segunda-feira, 6 de abril de 2020

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Curso de Direito Constitucional"

O livro trata de conceitos fundamentais, para na sequência conduzir o leitor pelos temas centrais da teoria da Constituição.

quarta-feira, 25 de março de 2020

A obra "Curso de Direito Constitucional" (Forense - 3ª edição - 696p.), de Ana Paula de Barcellos, do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados, apresenta um material abrangente, atual e claro, que proporciona ao leitor uma compreensão aprofundada da CF/88 como um todo e das suas principais questões.

t

O livro abrange tanto o texto e sistema da Constituição – incluindo as emendas aprovadas até a EC 105/19 – quanto a forma como eles têm sido interpretados e aplicados ao longo do tempo.

A obra trata de conceitos fundamentais – indispensáveis para a construção de um conhecimento sólido – para na sequência conduzir o leitor pelos temas centrais da teoria da Constituição e, sobretudo, pelas várias partes do sistema organizado pela CF/1988 de forma específica. Assim, o Curso examina a Federação brasileira, a sua organização, as tensões e os critérios para solução de conflitos; os Poderes Executivo (incluindo a Administração Pública), Legislativo e Judiciário – sua formação, princípios de organização e funcionamento, competências e inter-relações –, além das funções essenciais à Justiça. O processo legislativo e as espécies legislativas são objeto de exame particular nesse contexto.

Este Curso de Direito Constitucional se ocupa, ainda, de princípios constitucionais e seus corolários (como dignidade humana, legalidade, devido processo legal, segurança, entre outros), e de ordenar as várias categorias de direitos fundamentais. O texto prossegue com o estudo da ordem econômica e tributária e das normas que disciplinam o orçamento e as finanças públicas, e discute os diversos mecanismos de controle de constitucionalidade atualmente existentes no país.

Sobre a autora:

Ana Paula de Barcellos é consultora do Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados. Professora Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UERJ. Mestre e Doutora pela UERJ. Pós-Doutorado pela Universidade de Harvard. Membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB.

____________

Ganhadores:

Auro de Quadros Machado, de Porto Alegre/RS; e 

Camila Calliman Pereira, de Ituverava/SP

____________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

-