MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogados formam grupo de fomento à mediação e conciliação
Manutenção dos negócios

Advogados formam grupo de fomento à mediação e conciliação

Idealizado em conjunto com o Instituto Vertus, grupo é uma iniciativa para salvar as relações obrigacionais afetadas pela crise da COVID-19.

Da Redação

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Atualizado em 23 de abril de 2020 11:10

Como iniciativa para salvar as relações obrigacionais afetadas pela crise da COVID-19, advogados se reúnem em grupo de fomento à mediação e à conciliação. O incentivo à resolução dos conflitos que tenham origem na pandemia é pensado como resposta imediata aos jurisdicionados nesse período em que a espera pela tutela jurisdicional do conflito pode ser desastrosa para muitas pessoas jurídicas e físicas, se considerado o tempo para o julgamento das questões que arvoram nesse cenário. O projeto foi idealizado em conjunto com o Instituto Vertus.

As relações devem ser preservadas, e a melhor ferramenta neste momento é o diálogo. Num futuro próximo, tudo passará, e em vez de discussões judiciais intermináveis, ganharão força as relações que foram mantidas pelo tratamento adequado dos impasses surgidos nesse período da pandemia.

A proposta é que os advogados do grupo atuem como catalisadores de casos de alta e baixa complexidade (incluindo aí atuação pro bono dentro das regras aplicáveis), desafogando o Judiciário, trazendo economia para jurisdição e jurisdicionados. É defender a renegociação dos negócios jurídicos como efetivo direito das partes.

Assim, além de incentivar o uso da mediação e da conciliação, o grupo também propõe às empresas um trabalho estratégico de redução efetiva do passivo judicial, valendo-se sempre das mais consagradas técnicas de negociação. Com tais medidas, o objetivo é contribuir com o Judiciário, reduzindo o número de demandas, e principalmente com os jurisdicionados, inclusive aqueles que são beneficiários da justiça gratuita, oferecendo uma alternativa mais eficaz e célere de solução dos conflitos.

Confira os nomes que participam do projeto:

Aluízio José de Almeida Cherubini

Ana Tereza Basílio

Anita Pissolito Campos

André Ribeiro Dantas

Antonio Corrêa Meyer

Antonio Tavares Paes Jr.

Caio Cesar Rocha

Eduardo Vieira de Almeida

Fernanda Medina Pantoja

Fernando Anselmo Rodrigues

Fernando Crespo Queiroz Neves

Fernando Jacob Netto

Gilberto Giusti

João Grandino Rodas

Mariana Lopes da Cruz

Maria Cristina Corrêa de Carvalho Junqueira

Mauro Luciano Hauschild

Paulo Henrique dos Santos Lucon

Rennan Faria Kruger Thamay

Rosane Pereira dos Santos

Rubens Decoussau Tilkian

Rui Celso Reali Fragoso

Vamilson José Costa

Vanderci Álvares

t