MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Maioria do STF rejeita possibilidade de aborto para grávidas com zika vírus
Aborto

Maioria do STF rejeita possibilidade de aborto para grávidas com zika vírus

Julgamento no plenário virtual será concluído na próxima quinta-feira, 30.

Da Redação

domingo, 26 de abril de 2020

Atualizado às 11:32

Neste sábado, 25, o STF o formou maioria para rejeitar a possibilidade do direito ao aborto para grávidas infectadas pelo vírus da zika.

O processo está em julgamento no plenário virtual e os ministros Fachin, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Toffoli seguiram a relatora, ministra Cármen Lúcia, pela improcedência da ação da Anadep - Associação Nacional de Defensores Públicos.

t

A Anadep ajuizou ADIn, cumulada com arguição de descumprimento de preceito fundamental, questionando dispositivos da lei 13.301/16, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde em função da presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika.

Um dos principais pontos questionados é o artigo 18, que trata dos benefícios assistenciais e previdenciários para as crianças e mães vítimas de sequelas neurológicas. A associação pede ainda que se dê interpretação conforme a CF aos artigos do CP que tratam das hipóteses de interrupção da gravidez.

O julgamento está previsto para ser concluído às 23h59 da próxima quinta-feira, 30 e, até lá, os ministros que ainda não votaram podem se manifestar, seguindo a relatora ou divergindo; podem, ainda, pedir vista.

___________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas