MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/RR: Antônio Oneildo é reeleito

OAB/RR: Antônio Oneildo é reeleito

Da Redação

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Atualizado em 26 de novembro de 2006 19:55


OAB/RR


Antônio Oneildo é reeleito


A chapa "Unidos pela Ordem", encabeçada pelo atual presidente da Seccional de Roraiama da Ordem dos Advogados do Brasil, Antônio Oneildo Ferreira, venceu com 62,02% dos votos válidos a chapa "OAB Prerrogativas", que tinha à frente a advogada Antonieta Magalhães Aguiar, que alcançou 34,90%. No triênio 2007/2010 cumprem o mandato como vice-presidente Stélio Dener de Souza Cruz, secretário-geral Oleno Inácio de Matos, secretário-adjunto Josué dos Santos Filho e tesoureiro Hélio Abozaglo Elias.


A apuração foi acompanhada por integrantes das duas concorrentes. Dos 424 votantes, a vencedora obteve 263 votos contra 148 (34,90%) da segunda colocada. Foram registrados 7 votos brancos (1,66%) e 6 nulos (1,42%). Duas urnas eletrônicas foram utilizadas pelos que estavam com o pagamento em dia da anuidade.


Reconduzido pela segunda vez consecutiva ao cargo de presidente da OAB, Antônio Oneildo vai para o terceiro mandato. Em seu discurso lamentou que advogados tenham procurado o Ministério Público no sentido de fazer interferência no funcionamento da Ordem, já que tem regimento próprio, e o processo eleitoral foi aberto há seis meses.


"Todos temos capacidade de demandar. A OAB não admite ingerência, a intervenção do Ministério Público na perspectiva de gerir o processo eleitoral. Nós consideramos uma medida extremamente vexatória para nós", afirmou Oneildo.


Ressaltou que a forma de funcionamento, estruturação e organização da OAB cabe aos advogados definir e legislar nesse sentido. "Legislar com regulamentos, com provimentos", disse, anunciando que essa discussão vai acontecer no Judiciário, 'de forma própria, com fundamentos mais adequados na defesa da classe'.


O presidente reeleito afirmou que a votação expressiva representou reconhecimento e aprovação da administração atual, e os projetos de referência para o triênio são os que já vem desenvolvendo. O trabalho será no sentido de aproximar mais a classe.


Vários advogados se colocaram à disposição para contribuir em outros pontos de ação da OAB. Por isso, serão convidados para trabalhar com o intuito de fortalecer a instituição e aprimorar as ações desenvolvidas.


"Batalhar dentro dos projetos e propostas que fizemos, de melhorar a Seccional e fortalecer a classe no sentido de colaborar cada vez mais com a Justiça". Outro ponto será integrar a advocacia no contexto do Mercosul, que é uma nova realidade que precisa ser devidamente pensada para a advocacia e para a Justiça.

_____________