MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Meu cliente tem dois empregos, ele poderá ter duas aposentadorias?
Aposentadoria

Meu cliente tem dois empregos, ele poderá ter duas aposentadorias?

Confira texto de Fabiana Fernandes de Godoy.

Da Redação

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Atualizado às 14:53

t

Não é possível ter duas aposentadorias em um mesmo Regime Previdenciário. Quando a pessoa tem dois ou mais empregos, o tempo é trabalhado de forma concomitante, e assim as contribuições se somam para obter o valor da aposentadoria.

Por exemplo: João trabalha na Padaria Pão Doce de manhã e no Mercado Barateiro no período da tarde. A cada mês trabalhado na Padaria e/ou no Mercado João tem um mês de contribuição (e não dois meses de contribuição). Quando João atingir 20 anos de contribuição e 65 anos de idade, obterá uma única aposentadoria.

_________

*Fabiana Fernandes de Godoy é procuradora Jurídica Municipal. Pós-graduada em Direito Civil e em Processo Civil. Professora e palestrante.

_________

Confira mais sobre o Direito Previdenciário no livro "Manual Prático da Advocacia Previdenciário" da Editora JH Mizuno:

Desde o surgimento do plano real, o Brasil sofre uma série de mudanças no Direito Previdenciário, sendo a mais significativa a recente alteração trazida pela emenda constitucional 103/19, também conhecida como Reforma da Previdência. Com alterações significativas nas regras de contribuição e modalidade de aposentadoria e valor dos Benefícios, é necessário que o profissional da área previdenciária se mantenha atualizado para que possa orientar seu cliente para a obtenção do benefício mais vantajoso. Esta obra foi elaborada no intuito de simplificar a compreensão do Direito Previdenciário, tanto no que diz respeito à teoria quanto à prática, trazendo informações pormenorizadas, modelos administrativos e judiciais e, ainda, uma planilha de fácil utilização para que o profissional verifique a regra de transição mais adequada ao cliente ou o oriente para a obtenção de um benefício mais vantajoso nos termos da nova legislação. Esta obra é indicada tanto para aqueles que se dedicam ao estudo de concursos públicos e precisam conhecer o histórico e as regras da Previdência Social, quanto para os profissionais da área que desejam maximizar os resultados de seus atendimentos.

t

t

_________

t