MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio de obra "Responsabilidade Civil do Médico"

Resultado do sorteio de obra "Responsabilidade Civil do Médico"

Da Redação

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Atualizado em 18 de janeiro de 2007 11:20


Sorteio de Obra

Migalhas sorteou um exemplar da obra "Responsabilidade Civil do Médico" (Editora RT, 606 p.) de autoria do renomado juiz de direito dr. Miguel Kfouri Neto. Abaixo, o nome do ganhador.

Sobre a obra:

Devidamente consolidada como referência obrigatória no trato da matéria, a presente obra traz respostas para a maior parte das questões sobre a responsabilidade profissional médico-odontológica. Afastando-se dos esquemas tradicionais de abordagem do tema e, principalmente, dos longos exames teóricos, o autor não descura, porém, das lições da melhor doutrina, nacional e estrangeira. A culpa médica é tratada em profundidade. Os conceitos jurídicos são iluminados por casos concretos, tornando-se acessíveis também aos profissionais da área da saúde. Infecção hospitalar, sigilo médico, transfusão de sangue e impedimentos religiosos, omissão de socorro, Código de Defesa do Consumidor, responsabilidade civil do dentista, aferição da culpa, liquidação do dano, além de especialidades médicas como a anestesiologia e a cirurgia plástica estética, são assuntos palpitantes, expostos com percuciência e clareza. Os capítulos sobre liquidação do dano e aspectos processuais contêm conhecimentos utilizáveis em quaisquer outras ações decorrentes da responsabilidade civil.

O autor consegue distribuir os assuntos de maneira clara e objetiva fazendo um balanço da doutrina e da legislação estrangeira. Além de posicionar o leitor quanto à visão histórica da responsabilidade civil médica, ainda faz uma comparação estrangeira (francês, alemão, português, inglês, soviético, suíço, italiano, argentino e espanhol) em relação às leis médicas. Nesta edição, além da revisão do texto e da jurisprudência, o autor acrescentou observações pertinentes à implantodontia e abordou aspectos legais relacionados à psiquiatria, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia.

Sobre o autor:



Doutor em Direito pela PUC-SP, Miguel Kfouri Neto atualmente é juiz de Direito em Curitiba-PR e auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná. Preside a 2.ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, é professor na Faculdade de Direito de Curitiba e nas Escolas da Magistratura e do Ministério Público e autor da obra "Responsabilidade Civil do Médico" que já está na sua 6ª edição, Editora RT.


_____________________



Resultado:

  • Shirley Ferreira de Andrade, da Marifrio Ind. Com. de Refrigeração, de Maringá/PR