MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB busca Corte IDH para pedir avanço no pagamento de precatórios
Pagamento

OAB busca Corte IDH para pedir avanço no pagamento de precatórios

Comissão quer pedir avanço no pagamento de precatórios de todo o país.

Da Redação

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Atualizado às 08:01

A Comissão Especial de Precatórios da OAB nacional vai buscar a CIDH - Corte Interamericana de Direitos Humanos para pedir avanço no pagamento de precatórios de todo o país. Hoje, a expectativa é o Brasil pague, em 2022, menos de 50% dos precatórios devidos.  

 (Imagem: OAB)

OAB busca Corte Interamericana de Direitos Humanos.(Imagem: OAB)

"O cidadão brasileiro precisa ter seus direitos garantidos pelas autoridades. Os precatórios são uma dívida do Estado com o cidadão e precisam ser pagos de forma justa dentro dos parâmetros que a Constituição prevê", afirma o secretário geral da Comissão Especial de Precatórios da OAB, Marco Antonio Innocenti (Innocenti Advogados).  

A ideia de recorrer à CIDH para resolver a questão dos precatórios veio de experiência em Santo André/SP. Advogados no município paulista buscaram a Corte para denunciar a inadimplência do governo local em relação aos precatórios.

Para Marco Innocenti, as recentes alterações introduzidas na Constituição  implicaram grande retrocesso no cumprimento das decisões judiciais, agravando o quadro de descumprimento crônico em que estados e municípios já se encontravam, para agora alcançar também a União, mesmo o governo federal tendo recursos para honrar os compromissos, pois os valores orçamentários para pagamento dos precatórios foram utilizados para ampliar despesas do governo em ano eleitoral, o maior estelionato eleitoral já visto no Brasil.    

A decisão foi tomada em uma reunião realizada na quarta, 10, com a presença do presidente da comissão, Marcio Brotto de Barros; do secretário geral, Marco Antonio Innocenti, e os membros George Suetonio Ramalho Júnior e Sergio Higino Dias dos Santos Neto. Além da corte internacional, a comissão irá submeter o tema à diretoria do Conselho Federal da OAB e também à Comissão de Direitos Humanos da Ordem, com sugestão de apreciação pelo Conselho Pleno.

Innocenti Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas