MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio de obra "Crime Organizado e Sistema Prisional"

Resultado do sorteio de obra "Crime Organizado e Sistema Prisional"

Da Redação

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Atualizado em 3 de abril de 2007 14:29


Sorteio de Obra

Migalhas honrosamente realizou o sorteio de um exemplar da obra "Crime Organizado e Sistema Prisional" (Editora Atlas, 111 p.), desenvolvida e cordialmente oferecida pelo Promotor de Justiça do GAECO, Roberto Porto. Confira abaixo o nome do ganhador.

Sobre a obra:

Este livro está baseado em uma premissa principal: a necessidade de se estabelecer no Brasil uma nova técnica penitenciária capaz de efetivamente operar a transformação dos sentenciados, de forma a modificar suas disposições criminosas, neutralizando sua periculosidade, tornando-os dóceis, excluídos de seus mundos originários. É objetivo da obra demonstrar que o atual sistema disciplinar aplicado dentro dos presídios brasileiros centrou seus mecanismos unicamente em seus efeitos repressivos, deixando de lado a ressocialização do sentenciado. O abandono do sistema prisional por parte do Estado propiciou a formação e crescimento de facções criminosas que dominam a grande maioria dos presídios brasileiros. Pretende-se enfatizar a necessidade de compreensão do processo de formação das facções criminosas. O desafio é substituir um poder que se manifesta pelo brilho da desutilidade por um poder que objetive insidiosamente a disciplina, de modo que a sociedade, representada pelo Estado, ocupe o lugar de ideal entre os detentos.

Sobre o autor:

Roberto Porto, mestre em Direito Político e Econômico, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, atua no Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO). É professor de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da Fundação Álvares Penteado (FAAP).

____________

 Resultado:

  • Michele Luiza Armeron Francisco, de Presidente Prudente/SP