Migalhas

Sábado, 28 de março de 2020

ISSN 1983-392X

Elektro: mais agilidade e confiabilidade nas informações

terça-feira, 21 de agosto de 2007


Elektro

Mais agilidade e confiabilidade nas informações

Eleita pela terceira vez a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do País pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica, a Elektro possui uma estrutura organizacional adequada às necessidades de sua área de concessão. Com 1,95 milhão de clientes, a empresa conta com um departamento jurídico também estruturado e dimensionado para atender aos objetivos estratégicos da companhia. Foi por isso que, em janeiro de 2006, a Elektro decidiu implantar o ProJuris Web, desenvolvido pela empresa catarinense Virtuem Informática.

Antes, para gerenciar todo o contencioso, a empresa usava um software próprio, mas o banco de dados restrito do programa já não era suficiente. A necessidade de um programa que tivesse um banco de dados mais completo, que contemplasse a parte de provisionamento e emitisse relatórios detalhados, fez a Superintendência Jurídica buscar algum outro software que tivesse essas funcionalidades. Depois de pesquisar entre os mais renomados produtos do mercado, a distribuidora optou por implantar o ProJuris Web. Versão totalmente Web do software de gestão do contencioso, o ProJuris Web permite cadastramento, consulta e acompanhamento de processos de qualquer lugar onde se tenha acesso à Internet ou intranet.

Para aprender a usar o software, a Elektro contratou, junto com a implantação, um treinamento para a equipe da Superintendência Jurídica da empresa. "O treinamento foi muito importante para que assimilássemos as funções do programa e soubéssemos utilizar tudo o que ele pode nos proporcionar", destaca o advogado Raphael Martins Bombonato.

Funcionalidades

Atualmente, a geração de relatórios mensais de contingenciamento e provisionamento dos processos da Elektro é a ferramenta mais utilizada. O ProJuris Web - Módulo Contencioso oferece relatórios detalhados por tipo de pedido, unidades da corporação, tipo de processo, relacionando valores a serem provisionados, demonstrando a variação ocorrida no decorrer dos meses em função de reavaliação de riscos, acréscimos de juros e correção monetária. "Por ser uma companhia de capital aberto, a Elektro necessita que as informações referentes à classificação de risco de perda em processos e seus valores para provisionamento sejam exatas e retratem com fidelidade a posição da empresa naquele momento", explica o advogado da empresa, Daniel Mello. Segundo ele, essa informação tem como consumidor final tanto os clientes internos, como o Departamento Contábil e a Tesouraria, quanto os controladores do grupo.

As funcionalidades do ProJuris Web são especialmente úteis para empresas que terceirizam o setor jurídico, possuem filiais ou parcerias com outros escritórios, permitindo a distribuição e o compartilhamento de processos entre diversas unidades. Esse é o caso da Elektro, que tem a área de concessão bastante descentralizada, com oito regionais espalhadas pelo Estado de São Paulo. A maior parte dos 14 advogados da empresa fica na sede da empresa em Campinas, onde também se situa a Superintendência Jurídica. Os demais ficam em setores jurídicos internos nas cidades de Tatuí, Andradina e Itanhaém. A Elektro conta com os serviços de escritórios terceirizados em Votuporanga, Atibaia, Guarujá, Rio Claro e Guarujá. "Como o ProJuris é `Web', nossa gerência pode implementar diferentes modelos de gestão considerando essa característica, disponibilizando o acesso ao sistema tanto aos advogados internos lotados em regionais, quanto a escritórios terceirizados que nos atendem", afirma Mello. Essa característica vem se tornando cada vez mais importante para o alcance da excelência na gestão processual que a Elektro busca.

Agilidade e confiabilidade

Para o advogado Raphael Martins Bombonato, a implantação do ProJuris Web só trouxe vantagens para a Superintendência Jurídica da Elektro. "Agora temos agilidade nas informações e na consulta de processos, padronização dos dados, mais confiabilidade nas informações e, conseqüentemente, nos relatórios que emitimos para as áreas de interesse da empresa", destaca.

De acordo com Bombonato, hoje, seria impossível imaginar a Superintendência Jurídica da empresa sem um banco de dados com as ferramentas que o ProJuris Web oferece. A opinião é compartilhada pelo advogado Daniel Mello. Segundo ele, o modelo implementado atualmente na Superintendência Jurídica da Elektro tem como premissa a utilização do Projuris e de suas funcionalidades. "A Elektro está caminhando para tornar-se referência no mercado em termos de gestão de processos e o Projuris Web faz parte desse do fluxo de procedimentos para o alcance deste objetivo", enfatiza.

Mais informações sobre essa solução pelo email vendas@virtuem.com.br ou pelo telefone (48) 2108-6006.

____________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

-