MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cantor pede indenização ao Estado do Piauí por obra didática que diz que ele "faleceu ainda jovem"

Cantor pede indenização ao Estado do Piauí por obra didática que diz que ele "faleceu ainda jovem"

X

Da Redação

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Atualizado às 08:19


Vivo ou morto ?

O cantor Roberto Müller pede indenização ao Estado por obra didática que diz que ele "faleceu ainda jovem"

"Você não morreu?" Foi ao atender ligações de conhecidos com a inusitada pergunta que um cantor popular do Piauí, com 50 anos de carreira e que teve projeção nacional na década de 1960, ficou sabendo que havia "morrido".

Ao menos é o que dizia um livro didático adotado pela Secretaria da Educação do Estado. O caso foi parar na Justiça, com um ação indenizatória por danos morais, psíquicos e materiais contra o governo do Piauí movida pelo cantor Roberto Müller, 70. "Ainda em 1963, Roberto Müller, um piauiense de Piracuruca, tornou-se sucesso nacional com a música "Entre espumas". Faleceu ainda jovem e é lembrado com carinho pela sua contribuição", diz trecho do livro, usado em 2004 por alunos da rede estadual.

A "informação" em "Educação Sem Fronteiras", na página 14, que trata do tema Arte. "Vivíssimo", Müller, que tem dez filhos, disse à Folha ter ficado sabendo que estava "morto" ao começar a divulgação de um show em setembro em Teresina.

Na ação, que não estipula um valor para a indenização, o cantor "requer, pasmem, o reconhecimento perante o Estado do Piauí, sua terra natal, de que se encontra vivo". Müller, que conta já ter dividido o palco com nomes como Angela Maria e Cauby Peixoto, disse ter se sentido "humilhado" ao saber de sua "morte".

Afirmou que o erro é "motivo de chacotas, piadas, brincadeiras de mau gosto". A ação indenizatória, que diz que o livro continua em circulação, pede o seu recolhimento. A divulgação na obra da falsa morte do cantor remete ainda a um verso da música citada: "Como em sonho, minha vida se acabou".

Errata

A Secretaria da Educação do Piauí, por meio de nota, informou que "assim que tomou conhecimento do fato reuniu os autores da obra [dois professores do Estado] para tomarem as devidas providências e corrigir o erro". "Foi redigida uma errata", segundo o texto.

Ainda de acordo com a nota, uma das professoras que participaram da elaboração do livro pediu desculpas e prestou os devidos esclarecimentos pessoalmente ao cantor. Müller negou que tenha recebido pedido de desculpas pessoalmente.

Cerca de 10 mil livros foram distribuídos, conforme a pasta, que diz que eles fazem parte de uma coleção adotada em programa de educação de jovens e adultos e tem seu conteúdo regionalizado. O órgão diz que o livro não é mais utilizado. A secretaria informa que ainda não foi notificada oficialmente da ação.

_______
___________

Fonte: Folha de S. Paulo
_____________________