MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rei Juan Carlos colocou Hugo Chávez "em seu lugar"

Rei Juan Carlos colocou Hugo Chávez "em seu lugar"

x

Da Redação

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Atualizado às 11:00


"Cala-boca"

Rei Juan Carlos colocou Hugo Chávez "em seu lugar", diz jornal espanhol

A imprensa espanhola destacou no domingo o "cala-boca" dado no sábado pelo rei Juan Carlos no presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante a cerimônia de encerramento da Cúpula Ibero-Americana no Chile.

Em editorial, o jornal de centro-direira El Mundo, disse que o rei espanhol colocou o venezuelano "em seu lugar em nome de todos os espanhóis".

O incidente entre o rei espanhol e Chávez ocorreu depois que o líder venezuelano chamou o ex-primeiro-ministro espanhol Jose María Aznar de "fascista".

"Fascistas não são humanos. Cobras são mais humanas", teria dito Chávez sobre Aznar, que durante sua gestão foi um forte aliado dos Estados Unidos.

O atual primeiro-ministro espanhol, o socialista Jose Luis Rodriguez Zapatero, saiu em defesa de Aznar dizendo que ele havia sido eleito "democraticamente pelo povo e foi um representante legítimo do povo espanhol".

Chávez tentou interromper Zapatero diversas vezes apesar de estar com o microfone desligado. Ao assistir à cena, o rei levantou-se e dirigiu-se a Chávez, furioso: "Por que o senhor não cala a boca ?"

Em seguida, Juan Carlos saiu da reunião, em protesto.

Assista à discussão - clique aqui.

Respeito

Para o El Mundo, a atitude do rei foi um "gesto sem precedentes". "O rei enfrentou o líder venezuelano na presença de todos os presentes na Cúpula Ibero-Americana. Alguém já devia ter dito isso há muito tempo", destacou o diário.

"O rei já não se cala" foi a manchete da primeira página do jornal ABC, que dedicou várias páginas ao episódio. Para o jornal conservador, o rei Juan Carlos "defendeu a Espanha dos ataques de Hugo Chávez".

Depois do ocorrido, o presidente venezuelano respondeu ao incidente dizendo que exigia respeito. "Exijo respeito, porque eu também sou um chefe de Estado e eleito democraticamente. Ele (o rei) é tão chefe de Estado quanto eu, com a diferença de que fui eleito três vezes", sustentou Chávez.

A Cúpula Ibero-Americana reuniu de quinta a sábado líderes de Portugal, Espanha e da América Latina em Santiago, no Chile.

Manchetes de hoje dos jornais espanhóis

  • ABC

  • El Mundo

______________
________

Fontes: BBC Brasil; ABC, El Mundo

_______________