MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "Desenvolve Amazônia - Reflexões sobre o nosso futuro"

Resultado do Sorteio de obra "Desenvolve Amazônia - Reflexões sobre o nosso futuro"

Da Redação

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Atualizado em 10 de dezembro de 2007 07:49


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Desenvolve Amazônia - Reflexões sobre o nosso futuro" (Editora Aram - 137 p.), escrita e gentilmente oferecida pelo autor, o ex-juiz de Direito, José Barroso Filho.

Sobre a obra :

Toda a atividade humana impacta o meio ambiente. Inexiste impacto ambiental nulo, a preocupação, em verdade, é causar o mínimo impacto possível, porém, sem negar o nosso direito ao desenvolvimento. Igualmente ilícita é a ação lesiva ao meio ambiente, como a inação quando possível a exploração dos recursos ambientais, de forma sustentável, em ambas as condutas fere-se a dignidade humana, origem e fim do ordenamento jurídico. Deve ser avaliado o impacto ambiental negativo da falta de desenvolvimento, vez que pode resultar na manutenção do nível de miséria, desemprego, desnutrição... e, pior, de desesperança. Na Amazônia, dada a diversidade de solos e peculiaridades logísticas, vislumbra-se uma pluralidade de soluções para o desenvolvimento. Sem dúvida, um desenvolvimento sustentável, visando que os recursos sejam preservados para as futuras gerações, porém, sem nos esquecermos da presente geração, deste povo caboclo que precisa explorar as suas riquezas e desenvolver as suas potencialidades. Esta obra indica soluções integradas em diversas áreas para que, ao fim e ao cabo, desenvolvendo as lídimas vocações de nosso povo, dar-lhe oportunidade de um mesmo ponto de partida, e, sobretudo, o direito de ter esperança.

"José Barroso Filho faz da Amazônia a sua terra do coração. É participe dos movimentos que podem torna-la progressista em todas as iniciativas. A sua ótica, porém, de preocupação volta-se para o "hinterland" no amparo, sem paternalismo, ao caboclo que enfrenta as adversidades de sol a sol na busca de uma cidadania com educação, saúde e assistência ao labor do campo, da pesca.

O autor faz inúmeras sugestões ao Poder Público de como realizar ações para o interior, de interesse coletivo, em parcerias com as Forças Armadas e entidades civis engajadas no processo de inclusão social.

Ele ainda tem tempo - embora exaustivo no "mister" da sua atividade judicante - para uma sincera e constante preocupação com quem reside os municípios que, infelizmente, não proporcionam a assistência efetiva para o bem-viver.

Presumo que José Barroso Filho possa ser incluído no rol dos amazonólogos que não questionam apenas o mistério da região, pois a sua inteligência bem familiarizada com a Amazônia está atenta para o que se deve preservar e proteger; o que se pode desenvolver com vantagem para os locais sem nada destruir ou extinguir." Milton de M. Cordeiro - Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

______________

 Resultado :

  • Pedro Alves de Oliveira, advogado em Brasília/DF

_____________