terça-feira, 29 de setembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Lançamento de obra "Trabalho com Dignidade - Educação e Qualificação é um Caminho?"


Lançamento

Instituto dos Advogados Brasileiros lança livro no RJ

Acontece, no dia 11/6, no Rio de Janeiro/RJ, o lançamento da obra "Trabalho com Dignidade - Educação e Qualificação é um Caminho?", de autoria de Benizete Ramos de Medeiros. Durante a noite promovida pelo IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros e pela LTR Editora, ocorre uma palestra ministrada pela autora do livro e pelo presidente do Instituto, Paulo Saboya. O evento está marcado para as 18 h, na sede do IAB (av. Marechal Câmara, 210, 5º andar).

Durante vinte anos de advocacia trabalhista, dos quais cerca de quinze como assessora em Sindicatos de empregados, assisti a fatos e vivi emoções indeléveis.

As reações humanas diante das investidas e situações hostis são as mais distintas possíveis e com vertentes inimagináveis.

O mundo do Trabalho é um manancial de luzes, cores, cheiros e espetáculos que, se pudessem ser retratados por artistas, estariam, ora diante de cenas e telas de profundo terror, como o Inferno de Dante Alighieri, ora passando pelas distorcidas imagens cubistas de Pablo Picasso, e ora retratando a expressão da serenidade dos coloridos jardins de Claude Monet.

Percebi que a dignidade no trabalho não é uma conquista geral, e o poder de enfrentamento da classe trabalhadora também é proporcional à necessidade de se manter no emprego e às condições educacionais associadas à qualificação. Entendi, com isso, a grande importância de se debruçar no estudo sobre temas, como: dignidade da pessoa humana, educação, qualificação, globalização e construção do Direito do Trabalho. É o que resulta nesse texto, que não tem nenhuma pretensão de aprofundamentos, tampouco de ser novidade no mundo jurídico, mas, de dar continuidade a trabalhos já existentes, com outras abordagens, gerando despertamentos e discussões sobre o tema.

Sobre a autora:

Benizete Ramos de Medeiros é assessora jurídica sindical. Professora de Direito e Processo do Trabalho . Diretora de Especialização da ABRAT.

_________




____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 4/6/2008 07:34