MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento de obra "Cultura das Transgressões no Brasil"

Lançamento de obra "Cultura das Transgressões no Brasil"

Da Redação

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Atualizado às 07:38


Lançamento

"Cultura das Transgressões no Brasil - Lições da História"

Acontece, hoje no Rio de Janeiro/RJ, a partir das 16h, o lançamento da obra "Cultura das Transgressões no Brasil - Lições da História", publicação da Editora Saraiva. O livro é um trabalho coordenado pelo ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e pelo ex-Presidente do Conselho de Ética, Marcílio Marques Moreira. Como co-autores estão André Franco Montoro Filho, Bolívar Lamounier, Joaquim Falcão, José Murilo de Carvalho e Roberto da Matta. O evento tem início com um bate-papo com os autores, logo em seguida ocorre o coquetel.

Em seu livro clássico, Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda escreveu que "a ideologia do liberalismo democrático jamais se naturalizou entre nós". Falava ele, em meados da década de 1930, da difícil assimilação à vida social e política brasileira da mentalidade e do comportamento pautados pelo respeito à norma, à lei passados 70 anos, a afirmação permanece em grande medida válida, assim como válida permanece a questão que o preocupava: como conciliar o país legal com o país real e vice-versa, avançando na trilha da modernização democrática? Sérgio Buarque depositava esperanças na urbanização, de um lado, e na dissolução da ordem rural patriarcal, de outro. A história nos mostrou que esses dois largos processos não foram suficientes para a consolidação do império da lei entre nós, seja na esfera da política, seja na esfera da economia.

Hoje vivemos numa sociedade urbana de massas e sob regime democrático, mas o império da lei continua a ser um objetivo a conquistar. Examinar as raízes históricas dessa difícil assimilação e analisar em que a compreensão do passado nos ajuda a entender o presente e transformá-lo para melhor foram os propósitos que levaram o iFHC e o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO a reunir quatro dos principais cientistas sociais brasileiros no seminário "Cultura das transgressões no Brasil: lições da história", realizado em agosto de 2007 no iFHC, do qual se originou esta publicação. Com este livro, as duas instituições oferecem ao público os textos especialmente escritos para a ocasião do seminário, na expectativa de poder contribuir para um debate crucial para o desenvolvimento brasileiro.

Sobre os coordenadores:

Fernando Henrique Cardoso foi Presidente da República do Brasil por dois mandatos consecutivos, de janeiro de 1995 a janeiro de 2003. É sociólogo, autor de vários livros sobre mudança social e os condicionantes políticos do desenvolvimento do Brasil e da América Latina.

Marcílio Marques Moreira, embaixador, está na vida pública há cinqüenta anos e onze presidentes. Foi assessor especial do Ministério da Fazenda no governo João Goulart, ministro da Fazenda do governo Collor e, até fevereiro, presidente da Comissão de Ética Pública no governo Lula - órgão responsável pela análise da conduta dos altos funcionários da República.

Sobre os autores:

André Franco Montoro Filho é formado em Economia pela FEA/USP, desenvolveu toda carreira universitária na Universidade de São Paulo, onde foi contratado em 1966. Fez doutorado no exterior - Universidade de Yale-USA, tendo obtido, por concurso público o cargo de professor titular em 1983. Foi Vice-Diretor da FEA/USP e Presidente da FIPE. Ao mesmo tempo exerceu importantes funções públicas: Presidente do BNDES, Presidente da Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização e Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.

Bolívar Lamounier fundou e foi o primeiro diretor-presidente do IDESP - Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo, onde permanece como pesquisador sênior e diretor de pesquisa. Foi membro da Comissão de Estudos Constitucionais nomeada pela Presidência da República em 1985 para preparar o anteprojeto da Constituição. Coordenou o programa de estudos sobre a revisão constitucional do Instituto de Estudos Avançados da USP em 1992/1993. Integrou o COPS - Conselho de Orientação Política e Social, da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de SP. Presidiu o Conselho Diretor do CESOP - Centro de Estudos de Opinião Pública - da Universidade de Campinas. Integra o Conselho Consultivo -Board, do Interamerican Dialogue, Washington DC. Coordenou o "International Steering Committee" do World Movement for Democracy. Foi sócio-diretor da MCM Consultores. Foi membro do comitê coordenador acadêmico da "Conferencia Internacional sobre Transición y Consolidación Democráticas", patrocinada pelas fundações Fride e Gorbatchev, realizada em Madrid, em outubro de 2001. É atualmente presidente do conselho deliberativo da Fundação CARE Brasil.

Joaquim Falcão é mestre em Direito pela Universidade Harvard (EUA) e doutor em educação pela Universidade de Genebra (Suíça). Professor de Direito Constitucional e diretor da Escola de Direito da FGV/RJ. É membro do Conselho Nacional de Justiça.

José Murilo de Carvalho possui graduação em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência Política - Stanford University. Doutor em Ciência Política - Stanford University. Pós-doutorado em História da América Latina na University of London. Foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais, no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, e professor visitante das universidades de Stanford, California-Irvine, Notre Dame (Estados Unidos), Leiden (Holanda), London e Oxford (Inglaterra) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Foi pesquisador da Casa de Rui Barbosa, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, e pesquisador visitante do Institute for Advanced Study de Princeton. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Basileira de Letras. Suas pesquisas e sua produção concentram-se na história do Brasil Império e Primeira República, com ênfase nos temas da cidadania, republicanismo e história intelectual.

Roberto da Matta é graduado e possui Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense. Especializado em Antropologia Social do Museu Nacional. M.A e Ph.D em, respectivamente, 1969 e 1971 pelo Peabody Museum da Universidade de Harvard. Foi Chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e coordenador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (1972/1976). É professor emérito da Universidade de Notre Dame (EUA), onde ocupou a Cátedra Rev. Edmund Joyce, c.s.c., de Antropologia de 1987/2004. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pesquisas Etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo.

____________