MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Responsabilidade Civil do Fornecedor de Produtos pelos Riscos do Desenvolvimento"

Resultado do sorteio da obra "A Responsabilidade Civil do Fornecedor de Produtos pelos Riscos do Desenvolvimento"

Da Redação

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Atualizado em 21 de novembro de 2008 16:58


Resultado do sorteio de obra

Migalhas tem a honra de anunciar a ganhadora da obra "A Responsabilidade Civil do Fornecedor de Produtos pelos Riscos do Desenvolvimento" (Editora Renovar - 278 p.), escrita e gentilmente oferecida por Marcelo Junqueira Calixto.


Sobre a obra :

É apresentado um estudo da responsabilidade civil do fornecer, discorrendo sobre a evolução da ciência jurídica no sentido de se conferir uma maior proteção à vida e à saúde do consumidor, corolário da proteção constitucionalmente garantida à dignidade da pessoa humana.

São analisados os conceitos fornecidos pelo Código de Defesa do Consumidor e os pressupostos da responsabilidade do fornecedor, quais sejam, o defeito do produto, o dano e o nexo causal entre defeito e dano.

Passando ao estudo das excludentes de responsabilidade, a dissertação encontra o seu tema central no exame de uma possível excludente, aquela fundada nos chamados riscos do desenvolvimento. Problema profundamente debatido na doutrina jurídica e com diversas soluções legislativas, não encontrou, todavia, expressa resposta na lei nacional. Impõe-se, portanto, sua análise, ao menos como forma de propor possível solução à omissão legislativa para casos que o futuro nos poderá reservar.


Sobre o autor :

Marcelo Junqueira Calixto é Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Professor Adjunto do Departamento de Direito da PUC-Rio. Professor dos cursos de Pós-Graduação da PUC-Rio, FGV DIREITO RIO, UERJ e UCAM. Conferencista da EMERJ e da ESAP. Diretor do Brasilcon e Membro Efetivo do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros. Advogado.


________________
Ganhadora :

Fernanda Bedin, advogada da Embracon Administradora de Consorcio, em Jundiai/SP

________________