MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Fuga do Direito - Um Estudo Sobre o Direito Contemporâneo"

Resultado do sorteio da obra "Fuga do Direito - Um Estudo Sobre o Direito Contemporâneo"

Da Redação

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Atualizado em 30 de abril de 2009 07:51


Sorteio de Obra

Migalhas teve a honra de sortear um exemplar da obra "Fuga do Direito - Um Estudo Sobre o Direito Contemporâneo a partir de Franz Neumann" (Saraiva - 210p.). A obra é de autoria de José Rodrigo Rodriguez, coordenador de publicações da Direito GV, que gentilmente a oferece para sorteio.

Sobre a obra :

"O texto de Neumann analisado por Rodriguez tem uma trajetória singular. Trata-se de The rule of Law. Escrito a partir do enfrentamento do problema da racionalidade do direito em debate aberto com Max Weber e Hans Kelsen, por um lado, e das discussões sobre o potencial emancipatório do direito travadas por marxistas austro-húngaros, dos quais Karl Renner foi um dos maiores expoentes, por outro, o trabalho foi por Neumann apresentado em 1936 como tese de doutorado.

(...)

Tendo como pano de fundo um momento importante da história contemporânea, que compreende o debate constitucional da República de Weimar e seus desdobramentos jurídicos. The rule of law permitiu a Rodriguez recuperar a contribuição da Teoria Crítica ao tema dos direitos políticos e sociais, mapear as limitações e contradições da concepção liberal-burguesa de instituições jurídicas e sinalizar as armadilhas teóricas e metodológicas presentes no debate sobre a relação entre direito e sociedade no mundo contemporâneo." José Eduardo Faria, o prefaciador da obra.

Sobre o autor :

José Rodrigo Rodriguez é doutor em Filosofia pela Unicamp. Mestre em Direito pela USP. Professor, coordenador de publicações de Direito GV e editor da Revista Direito GV.

_______________

 Ganhador :

Silvio Salvador Sposito - advogado em Espírito Santo do Pinhal/SP


____________