MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Subsídios Agrícolas - Regulação Internacional"

Resultado do sorteio da obra "Subsídios Agrícolas - Regulação Internacional"

Da Redação

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Atualizado em 27 de julho de 2009 09:40


Sorteio de obra

No dia 28 de julho é comemorado em todo o Brasil o Dia do Agricultor, em homenagem aos milhares de trabalhadores que dedicam seus dias ao cultivo da terra. Hoje Migalhas realiza o sorteio do livro "Subsídios Agrícolas - Regulação Internacional" (Saraiva - 416p.), de autoria da doutora em Direito Internacional, Adriana Dantas. A obra foi gentilmente oferecida pela editora.

Sobre a obra :

O crescimento do comércio agrícola mundial permanece restringido por quotas e elevadas tarifas de importação, subsídios domésticos e de exportação, práticas desleais e inúmeras barreiras não tarifárias. Com isso, o desempenho do agronegócio brasileiro fica muito aquém do seu potencial.

Em uma economia cada vez mais interdependente, empresas competem em nível global, e os efeitos dos subsídios concedidos em um grande país, como os Estados Unidos, acarretam impactos sobre as condições de comércio internacional e local. Por isso, o controle e o recurso contra os subsídios agrícolas tornaram-se prioridade para o governo e as empresas do agronegócio brasileiro.

O livro possibilita a compreensão prática das regras e dos recursos vigentes e poderá ser utilizado por profissionais da área do direito, da economia e das relações internacionais. Discute o problema da regulação dos subsídios agrícolas sob a perspectiva pragmática e cientificamente precisa de um assunto complexo por excelência.

Dividida em duas partes - a) a regulação internacional dos subsídios agrícolas; b) a eficácia do sistema da OMC para regular medidas de apoio doméstico ao setor agrícola -, a obra apresenta um estudo aprofundado dos subsídios, do sistema multilateral de comércio, da AMS, dentre outros assuntos de suma importância.

Sobre a autora :

Adriana Dantas é doutora em Direito Internacional pela USP. Mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade de Londres. Advogada de King & Spaldin LLp em Washington, D.C., Estados Unidos, com experiência profissional no Brasil e em Genebra. Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília.




_______________

 Ganhador :

Marco Aurélio Angelo de Carlos Santana, advogado em Fazenda Rio Grande/PR


___________


_________
_____________

Leia mais

__________