MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Lições de Direito Internacional - Estudos e Pareceres de Luiz Olavo Baptista"

Resultado do sorteio da obra "Lições de Direito Internacional - Estudos e Pareceres de Luiz Olavo Baptista"

Da Redação

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Atualizado em 31 de julho de 2009 09:01


Sorteio de obra

A obra "Lições de Direito Internacional - Estudos e Pareceres de Luiz Olavo Baptista" (Juruá - 495p.), organizada por Maristela Basso e Patrícia Luciane de Carvalho, destaca alguns estudos e pareceres do professor e jurista Luiz Olavo Baptista. O livro foi carinhosamente ofertado pela organizadora Patrícia Luciane de Carvalho.

Sobre a obra :

Nosso objetivo com esta compilação é compartilhar com os leitores os ensinamentos de Luiz Olavo Baptista, em especial: (i) a simplicidade com que ele expressa suas idéias, transmite seu pensamento e conclusões: (ii) a leveza de seu estilo de escrever; (iii) a perspicácia de seu raciocínio, (iv) sua tradicional abordagem multidisciplinar dos problemas em análise; (vi) a metodologia de "garimpagem" do ponto principal a ser debatido, por meio de um trabalho cuidadoso e raro, assim como dos aspectos satélites e correlatos que merecem destaques no texto principal e daqueles que, por não servirem ao escopo-base, devem ser referidos nas notas de rodapé; (vi) o modo como ele despe o cerne da controvérsia, desce às suas entranhas, conduz e desenvolve sua análise e chega às conclusões, guardando idéias e teses para ulteriores escritos, descartando os excessos, livrando-se das repetições, dos óbvios e da inocuidade.

Luiz Olavo Baptista, em seus quase 50 anos de profissão e contínuo amor ao Direito, desenvolveu um estilo como autor, escritor e parecerista que deve ser compartilhado e tornado público, não apenas com seus colegas de trabalho e alunos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, como também, por todos aqueles que se interessam pelos temas atuais do Direito e amam a advocacia.

Nesta edição destacamos, de sua vasta produção intelectual, estudos sobre direito internacional privado, direito do comércio internacional, direito internacional público e direito societário, distribuídos nos seguintes capítulos: arbitragem, comércio internacional, competência internacional, direito internacional público, direito societário, Mercosul e propriedade intelectual.

Sobre as organizadoras :



Maristela Basso
é professora Associada de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; professora tutora da Academia Mundial da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Integra a lista de especialista para painéis e grupos especiais em Propriedade Intelectual da Organização Mundial do Comércio; advogada.






Patrícia Luciane de Carvalho
é professora de Direito Internacional e de Propriedade Intelectual da Faculdade Metropolitana de Curitiba; advogada.






Sobre Luiz Olavo Baptista :

Luiz Olavo Baptista possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Direito Internacional - Universitè de Paris II; foi professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (aposentou-se em 2008); sócio de L.O. Baptista Advogados Associados; Foi membro e presidente do Órgão de Apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC); árbitro: Câmara de Comércio Internacional (CCI-Paris), Câmara de Comercio Brasil Canadá (CCBC), Câmara de Mediação e Arbitragem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CMA-FIESP), American Chamber of Commerce (AMCHAM), Eurocamaras, Câmara de Arbitragem Comercial Brasil (CAMARB), Association Française d Arbitrage (AFA); membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP; conselheiro do Grupo de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (GACINT); consultor do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE). Tem experiência na área de Direito e Negócios, com ênfase em Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Comércio Internacional; Direito Internacional Privado; Relações Internacionais; Joint Ventures; Transferência Internacional de Fundos; Arbitragem Internacional.

_______________

 Ganhadora :

Cecilia Paola Cortes Chang, advogada do Grupo Schincariol, de Campinas/SP


___________