MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/DF é o 29ª tribunal a aderir ao projeto Justiça na Era Virtual

TJ/DF é o 29ª tribunal a aderir ao projeto Justiça na Era Virtual

O TJ/DF passa, a partir desta terça-feira, 15/9, a encaminhar seus processos ao STJ pela internet, tornando-se o 29º tribunal entre as 32 cortes de segundo grau do Judiciário brasileiro a interligar-se ao projeto Justiça na Era Virtual, coordenado pelo STJ. O encaminhamento, em segundos, dispensa papel e custos de logística, além de ser benéfico ao meio ambiente.

Da Redação

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Atualizado às 08:22


Era virtual

TJ/DF é o 29ª tribunal a aderir ao projeto Justiça na Era Virtual

A partir de hoje, 15/9, o TJ/DF passa a encaminhar seus processos ao STJ pela internet, tornando-se o 29º tribunal entre as 32 cortes de segundo grau do Judiciário brasileiro a interligar-se ao projeto Justiça na Era Virtual, coordenado pelo STJ. O encaminhamento, em segundos, dispensa papel e custos de logística, além de ser benéfico ao meio ambiente.

O presidente do STJ, ministro Cesar Rocha, e o do TJ/DF, desembargador Nívio Gonçalves, assinam o convênio de adesão às 17h, na sede do TJ/DF, de onde será remetida a primeira remessa de 24 processos, o que deverá ocorrer em menos de um minuto. O Distrito Federal encaminha mensalmente de 450 a 650 processos à apreciação do STJ.

Para o presidente do STJ, ministro Cesar Rocha, a virtualização dos processos é um valioso instrumento de combate à morosidade, já que o tempo de remessa dos processos fica reduzido a um piscar de olhos. E tudo isso com segurança, transparência, economia de recursos e melhor ambiência de trabalho.

"O processamento eletrônico é um círculo virtuoso que, brevemente, estará consolidado em todas as instâncias do Judiciário. Todos ganham com a virtualização dos processos: servidores, advogados, juízes, ministros e, principalmente, a sociedade, que terá uma Justiça mais rápida e eficiente", afirma o ministro presidente do STJ.

Além da integração com os demais tribunais, o STJ trabalha em outras frentes para tornar-se o primeiro tribunal nacional a abandonar o uso do processo em papel. No início de 2009, teve início a conversão dos processos físicos em digitais. Até agora, foram digitalizados cerca de 115 mil processos. Em junho, houve a primeira distribuição de processos eletrônicos e, desde então, 11.880 foram julgados eletronicamente.

O presidente do TJ/DF, Nívio Gonçalves, entende que a virtualização dos processos judiciais representa uma "nova era para a Justiça brasileira", proporcionando a racionalização de recursos, com benefícios diretos para a sociedade, que ganha uma Justiça mais célere e efetiva.

_________
______________

Leia mais

  • 3/9/09 - TJ/MT, TJ/BA e TRF da 3ª região também aderem ao Justiça na Era Virtual: serão 20 novos tribunais - clique aqui.
  • 2/9/09 - Justiça na Era Virtual : 75% dos tribunais de 2º grau aderem à remessa eletrônica de processos - clique aqui.
  • 9/7/09 - STJ abre as portas da era digital para o Poder Judiciário - clique aqui.
  • 3/3/09 - TRF da 3ª região implantou ontem precatório exclusivamente eletrônico - clique aqui.
  • 25/1/08 - TJ/CE implementa novas tecnologias da informação - clique aqui.
  • 21/6/07 - STF inicia hoje tramitação de primeiros processos eletrônicos - clique aqui.
  • 31/5/07 - Supremo regulamenta processo eletrônico (e-STF) - clique aqui.

____________