Migalhas

Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Pensamento Crítico – O poder da lógica e da argumentação"

terça-feira, 6 de outubro de 2009


Sorteio de obra

Construir um bom argumento, analisar as discussões sobre o pensamento crítico, frases vagas, afirmações morais, maus argumentos e frases ambíguas, são os objetivos da obra "Pensamento Crítico – O poder da lógica e da argumentação" (Rideel – 365p.), versão nacional baseada no best-seller "Critical Thinking".

Os autores Walter A. Carnielli, professor do Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento, e Richard L. Epstein utilizam-se de exemplos do cenário público brasileiro, como política, televisão, jornalismo, cultura, e de gráficos e imagens, ilustram com precisão o conteúdo. Um exemplar foi gentilmente oferecido pelo Centro de Lógica Jurídica.

"Este livro foi concebido como um guia da arte de pensar criticamente partindo de bases lógicas. Pensar criticamente consiste em avaliar a questão de saber se nos devemos deixar persuadir ou convencer quanto à verdade de uma afirmação, ou quanto à questão de saber se estamos perante um bom argumento, e consiste também em saber formular bons argumentos.

Pensar criticamente é algo com que nos defrontamos todos os dias, e é um componente fundamental da nossa formação numa verdadeira democracia. Precisamos pensar criticamente para sermos melhores cidadãos e melhores profissionais, quer sejamos professores, filósofos, advogados, juízes, políticos, jornalistas, historiadores, médicos, artistas ou cientistas. Se dominarmos o pensamento crítico, teremos a possibilidade de participar de um modo mais produtivo nas relações interpessoais, pois as nossas propostas serão mais claramente formuladas e estarão mais bem fundamentadas. E não seremos tão facilmente enganados pelo mau jornalismo o, pela publicidade e pelos maus políticos. Teremos uma palavra sensata e fundamentada a dizer e poderemos contribuir para uma sociedade e para um ensino melhor.

(...)

Este livro constitui a versão e adaptação brasileira do manual norte-americano Critical Thinking (Wadsworth, Belmont, CA, 1999) de autoria de Richard L. Epstein e do qual Walter A. Carnielli foi colaborador, detendo todos os direitos autorais para o Brasil. A estrutura geral mantém-se, mas muitas coisas foram alteradas. O texto e os exemplos foram inteiramente revistos e adaptados, de forma a ir ao encontro das necessidades, motivações e interesses do leitor brasileiro. Procurou-se tornar o texto sedutor e útil para o leigo interessado em saber argumentar e pensar melhor, mas também para os estudantes de direito, comunicação, jornalismo, pedagogia, letras, filosofia e ciências humanas em geral." Os autores

Abordando o mesmo tema, amanhã, 3/10, o Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento realiza o curso "Pensamento Crítico" que objetiva servir de guia para boa argumentação e, ao mesmo tempo, de instrumento de "autodefesa intelectual" contra as falácias do mundo contemporâneo.

Outro ponto positivo do curso é a proposta de ensinar a construir uma argumentação mais eficiente, começando por ensinar a retirar os argumentos "patológicos" que comprometem a saúde do discurso.

O curso será na Faculdade de São Bento, Largo São Bento s/n, das 8h30 às 13h50.


Sobre os autores :

Walter A. Carnielli é graduado e licenciado em Matemática pela UNICAMP, especialização em Filosofia da Ciência pela UNICAMP, mestrado em Matemática pela UNICAMP e doutorado em Matemática pela UNICAMP. Pós-doutorado pela University of California e pela Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Filosofia da UNICAMP, tendo sido Diretor do Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento, Epistemologia e História a Ciência (CLE) por dois mandatos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Fundamentos da Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: semânticas formais, lógicas não-clássicas, combinação de lógicas, combinatória finita e infinita, história e filosofia da lógica.

Richard L. Epstein é pós-doutorado em Matemática e Filosofia pela Universidade de Vitória de Wellington, Nova Zelândia. Ph.D em Matemática (Lógica) pela Universidade da California, Berkeley, EUA. Bacharel em Matemática pela Universidade da Pensilvânia, EUA. Professor de Filosofia na Universidade de Nevada, Las Vegas, EUA.

__________
_________________

Leia mais

_______________

Ganhador :

Leonardo Chagas, da Secretaria de Estado de Gestão de Recursos Humanos do Espírito Santo – SEGER, de Vitória





____________

patrocínio

últimas quentes

-