MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio do livro e audiolivro "Tudo o que você precisa saber sobre Direito Digital no dia-a-dia"

Resultado do sorteio do livro e audiolivro "Tudo o que você precisa saber sobre Direito Digital no dia-a-dia"

Da Redação

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Atualizado em 16 de outubro de 2009 10:00


Sorteio de prêmios



Hoje comemora-se o dia do profissional de informática. A informática hoje tem papel fundamental no dia-a-dia das atividades. Terminais bancários, arquivos de empresas, tudo está devidamente informatizado.

Para festejar a data já que utilzamos dessa tecnologia diariamente, para informar nossos leitores, Migalhas sorteia o livro "Tudo o que você precisa saber sobre Direito Digital" (Saraiva - 58p.) e o áudio livro "Tudo o que você precisa saber sobre Direito Digital no dia-a-dia", de Patricia Peck Pinheiro, sócia do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, e da advogada Cristina Moraes Sleiman.

Quais são os perigos trazidos pela sociedade digital e como se proteger fazendo uso da tecnologia de forma segura, ética e legal, para uso pessoal ou profissional? Quais os cuidados que os pais devem tomar com seus filhos no uso da internet? E os próprios filhos? Tudo é permitido? Ou cada vez mais nossa reputação está on-line e em tempo real, ambiente em que a vida ficou digital, mas as conseqüências são bem reais?

Vivemos a era da informação. Mas o que isso significa? Estamos mais acessíveis, mais acessados, mais expostos. Passamos para uma comunicação mais dinâmica e rápida. Deixamos de ter amigos no bairro e passamos da ter amigos no mundo todo. Mas este cenário vai além da amizade ou da mera busca de informações. Com a chegada do comércio eletrônico e dos bancos online, a lnternet passou a ser mais transacional. Na verdade, hoje, não estar na Internet significa quase estar fora do próprio mercado.

O fato é que o avanço tecnológico trouxe mudanças de hábitos e condutas para o ser humano. Troca de e-mails, mensagens em fóruns, blogs pessoais e comunidades. Passamos para um relacionamento online.

Mas até que ponto o que escrevemos em uma mensagem eletrônica pode valer como prova na justiça? Afinal, quais os limites do uso ético da tecnologia?

Para iniciar este assunto é fundamental compreendermos a realidade em que vivemos. Somos contemporâneos a terceira grande revolução social. Isso porque a mudança do modelo socioeconômico impacta diretamente as relações entre as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Ou seja, pessoas, empresas, instituições ou mesmo países.

Sobre as autoras :

Patrícia Peck Pinheiro é advogada especialista em Direito Digital, formada pela USP. Especializada em negócios na Harvard Business School e MBA na Madia Marketing School. Estrategista jurídica e de negócios e consultora especializada em direito digital, tecnologia da informática e risk management.

Cristina Moraes Sleiman é mestre em Sistema Eletrônicos/ Engenharia Elétrica pela USP. Advogada e graduada em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu. Atua na área de Direito Digital. Experiência na área educacional pedagógica e jurídica voltada à tecnologia e à legislação educacional.

_______________

 Ganhadora :

Juliana Gomes Vingra da Silva, estagiária da Bematech S.A., de Curitiba/PR




____________