Segunda-feira, 20 de maio de 2019
      RSSCompartilhar FacebookCompartilhar Twitter

 

Tour Jurídico - México III

Os grandes nomes do Direito mexicano

Apresentamos hoje aos migalheiros nomes importantes que marcaram a história do Direito mexicano. Confira abaixo.

  • Don Ponciano Arriaga (1811 – 1865)

Nasceu em San Luis Potosí em 1811. Advogado, jornalista, orador e político. Foi ministro da Justiça e Negócios Eclesiásticos de 1852 a 1853.

Em 1856 foi eleito deputado pelos distritos de San Luis Potosí, Guerrero, Jalisco, Estado do México, Michoacán, Puebla, Zacatecas e Distrito Federal. Foi o primeiro presidente do Congresso.

Cursou Direito no Colégio Guadalupano Josefino, atualmente Universidade Autônoma de San Luis Potosí. Foi um importante advogado com alta influência no governo. Foi um dos redatores da Constituição de 1857. Defendia os Direitos das mulheres. Faleceu em sua cidade natal no dia 12 de julho de 1865.

 

  • Ignacio Burgoa Orihuela (1918 – 2005)

Burgoa Orihuela nasceu no dia 13 de março de 1918 e faleceu em novembro de 2005. Estudou Direito na Escola Nacional de Jurisprudência da Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM onde atuou como professor durante 58 anos.

É conhecido como um dos pilares da advocacia mexicana. Por meio da sua atuação acadêmica e dos inúmeros livros que escreveu ajudou a formas diversas gerações de profissionais. Um dos sonhos do advogado era ser ministro da Suprema Corte de Justiça.

Publicou sua primeira obra em 1943, "El Juicio de Amparo". Em 1944 lançou "Las garantias Individuales" e em 1973 "Derecho Constitucional Mexicano". Em 1987 foi nomeado Professor Emérito da Faculdade de Direito.

 

  • José Luis de la Peza Muñozcano (1927 – 2005)

Nasceu na cidade do México em 1927 e faleceu em 6 de janeiro de 2005. Ocupava o cargo de ministro do Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação.

Cursou Direito na Escola Livre de Direito onde atuou como professor por mais de 50 anos. Atuou também como professor na Universidade Nacional Autônoma do México e na Universidade Panamericana.

Foi Diretor do Banco Nacional do México antes de fundar o seu próprio escritório jurídico. Nos últimos 15 anos de sua vida atuou no setor público fundando o Tribunal do Contencioso Eleitoral Federal. Em novembro de 2000 foi eleito pela revista "Líderes Mexicanos" um dos 100 líderes mais importantes do México.

Ganhou em 2003 o Prêmio Nacional de Jurisprudência e foi candidato a ministro da Suprema Corte de Justiça do país.

  • Jaime René Guerra González

Sócio fundador do escritório Guerra González y Asociados, S.C.. Cursou Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nacional Autônoma do México. Obteve o título de Licenciado em Direito no dia 13 de outubro de 1970.

Possui mestrado em Direito Comparado pela "Southern Methodist University" em Dallas, Texas, obtido em 1972. Atuou como catedrático titular no Centro de Estudos Superiores, atualmente Universidade Marista, na cidade do México, de 2001 a 2003. Na Universidade Intercontinental na cidade do México atuou como professor de 1980 a 1982. Autor do livro "Apuntes y Comentarios sobre el Derecho Concursal en México".

  • Olga María del Carmen Sánchez Cordero de García Villegas

Nasceu na Cidade do México.

Cursou Direito na Universidade Autônoma do México e obteve o título respectivo em 17 de julho de 1970 com a tese "Una Revolución en la Interpretación del Derecho".

Cursou pós-graduação em Política Social e Administração, na University College of Swansea, Grã Bretanha. Doutora Honoris Causa pela Universidade Autônoma de Morelos e pela Universidade Autônoma de Nuevo León.

A advogada atuou como Notária Pública do Distrito Federal. Foi a primeira mulher notária da história do Distrito Federal. Também atuou como ministra do Tribunal Superior de Justiça do Distrito Federal. Assumiu o cargo de ministra da Suprema Corte de Justiça do México no dia 1º de fevereiro de 1995.

____________

Esta matéria foi colocada no ar originalmente em 3 de setembro de 2007.
ISSN 1983-392X

 

      RSSCompartilhar FacebookCompartilhar Twitter

Notícias de destaque

Apoiadores



Fomentadores