MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Compliance, planejamento tributário e a evasão fiscal

Compliance, planejamento tributário e a evasão fiscal

Comentários sobre o planejamento tributário, seus reflexos na integridade empresarial e a prática da evasão fiscal.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Atualizado às 18:15

O compliance é o tema que se destaca quando falamos em transparência, regras de conformidade, análise de riscos e cooperação com as entidades da administração pública e órgãos de controle.

Nessa toada, uma vez que o compliance se relaciona diretamente com as práticas do mundo corporativo, não há como deixar de mencionar o planejamento tributário, como uma delas. Tal instituto tem por escopo a minoração dos encargos tributários que resultam de grandes quantidades de operações, a fim de que a empresa aufira maior lucro ao passo que diminui as despesas tributárias.

Esse processo de planejamento envolve a verificação da incidência tributária sobre determinada ação e se está de acordo com a lei, além de estruturar processos, com a devida permissão legal, que resultem em uma simplificação do pagamento dos tributos. Comumente, esse conjunto de ações voltado a diminuir ou eliminar os encargos tributários, é denominado de elisão fiscal.

A título de exemplo, o governo do Estado de São Paulo editou a Lei Complementar SP 1.320/18, que instituiu o Programa de Estímulo à Conformidade Tributária, prevendo disposições que incentivam o contribuinte a buscar a regularização fiscal, através do apoio da administração pública, e simplificações em procedimentos. O artigo 1º da lei elenca os princípios norteadores das normas de incentivo da Administração Tributária, os quais podemos destacar a "segurança jurídica pela objetividade e coerência na aplicação da legislação tributária" (inciso III), e a "publicidade e transparência na divulgação de dados e informações" (inciso IV), criando um ambiente de conformidade e confiança entre a administração pública e o contribuinte, munindo-o de políticas fomentadoras da integridade fiscal.         

A grande questão por detrás disso, é a forma como o planejamento tributário é realizado, apesar do exemplo retro mencionado. De um lado, temos as normas de incentivo que apresentam benefícios fiscais aos contribuintes, ou a ausência de previsão legal sobre a adequação de determinada conduta como caracterizadora de fato gerador passível de tributação como meios de elisão fiscal, de outro lado, a prática obscura da evasão fiscal.

A lei 8.137/90 tipifica condutas que constituem crimes contra a ordem tributária, e em seus artigos 1º e 2º apresenta os comportamentos que configuram o ilícito penal.

Conforme explica Anderson Furlan (2011, p. 22) a definição indiscutível de evasão fiscal se projeta na atuação do contribuinte em furtar-se ao pagamento da obrigação tributária devida, utilizando-se de meios ilícitos, que, dependendo da gravidade, pode resultar em sanções penais.

Complementando o raciocínio, ensina Cavali (2006, p. 43) "[...] a evasão fiscal não se resume aos crimes. Trata-se de conceito mais amplo. Deve ser compreendida como "a conduta realizada com o intuito de não pagar ou pagar menos tributos [...] caracterizada pela ilicitude dos atos praticados"

Conforme se observa, nesse sentido, tanto a elisão como a evasão fiscal possuem um mesmo ponto de partida, que é a desoneração tributária a ser realizada por meio do planejamento tributário. Isso nos leva a crer que, por trás do planejamento tributário ilícito, há um ânimo para este fim.

O planejamento tributário requisita extensa análise econômica, patrimonial e financeira de uma empresa, geralmente guiada por uma equipe multidisciplinar, que averiguará questões de ordem contábil, administrativa, legislativa e jurídica. Desse modo, questiona-se: A evasão fiscal resulta do comprometimento de todos os agentes envolvidos no planejamento?

Diante dessa indagação, o compliance possui importante papel na prevenção e análise dos riscos inerentes à atividade empresarial, principalmente àqueles procedimentos internos.

Quando da implementação de um programa de compliance, algumas questões essenciais para a sobrevivência e eficiência do programa devem ser observadas, tais como o respaldo da alta administração nos processos de implementação e, principalmente, no alinhamento dos negócios; o contínuo monitoramento e atualização das bases do programa, para constante reciclagem das soluções buscadas para evitar a fraude; e o cruzamento de dados como forma de apurar inconsistências nos procedimentos de planejamento tributário.

Por fim, uma vez que o compliance se concilia com as atividades empresariais, destaque-se o planejamento tributário, o sucesso da empresa é resultado da adequação às regras de conformidade e integridade, evitando danos de ordem econômica, de identidade empresarial, e até na seara penal.

__________________

BRASIL. Lei Federal nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990. Define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências. Disponível em: <clique aqui>. Acesso em março 21

SÃO PAULO. Lei Estadual 1.320, de 6 de abril de 2018. Institui o Programa de Estímulo à Conformidade Tributária - "Nos Conformes", define princípios para o relacionamento entre os contribuintes e o Estado de São Paulo e estabelece regras de conformidade tributária. Disponível em: < clique aqui>. Acesso em março 21.

FURLAN, Anderson. Planejamento Fiscal no Direito Brasileiro. Editora Forense, Rio de Janeiro, n. 1, p. 22, 2011.

CAVALI, Marcelo Costerano. Cláusulas Gerais Antielusivas: Reflexões Acerca de sua Conformidade Constitucional em Portugal e no Brasil. Almedina, Coimbra n. 1, p. 43, 2006.

Ítalo Maurício Pontes Franchon Marques

Ítalo Maurício Pontes Franchon Marques

Acadêmico de Direito pela UNIP. Membro da Comunidade Jurídica Septem Capulus.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca