MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O que você precisa para ser um cientista de dados jurídicos

O que você precisa para ser um cientista de dados jurídicos

A maior parte dos cientistas de dados jurídicos estão no setor privado, em escritórios, legaltechs e lawtechs, assim como em departamentos jurídicos, já no setor público o cientista de dados atua para unir a lei e o data science.

terça-feira, 15 de março de 2022

Atualizado às 11:16

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Você sabe que a tecnologia está mudando nossas vidas e não existe transformação digital sem dados.

Devido às diversas implementações de inovações tecnológicas tanto em escritórios quanto nos departamentos, surgiu a necessidade de um cientista de dados jurídicos

Uma vez que os conceitos de Big Data e Ciência de Dados ganham cada vez mais visibilidade no universo jurídico, há necessidade de uma expansão da área, por esse motivo essa profissão continua em alta no jurídico. Mas afinal, o que faz um cientista de dados jurídicos e quais habilidades necessárias para se tornar um?

O que é um cientista de dados jurídicos?

O cientista de dados jurídicos tem como principal foco, unificar o Direito e a tecnologia. 

O seu trabalho acontece a partir da coleta, armazenamento e tratamento de dados, com o intuito de transformar todos esses dados em inteligência de negócio. Em sua rotina de trabalho ele organiza essas informações e cria relatórios a partir delas para que terceiros possam tomar decisões cada vez mais precisas e assertivas. 

Agora que está mais claro o que um cientista de dados jurídicos faz, vamos para os setores em que eles podem atuar! 

A maior parte dos cientistas de dados jurídicos estão no setor privado, em escritórios, legaltechs e lawtechs, assim como em departamentos jurídicos e etc. já no setor público o cientista de dados atua para unir a lei e o data science, um complementando o outro, para que haja uma melhoria. 

Quais as habilidades necessárias para ser um cientista de dados? 

A maior e mais importante habilidade para se tornar um cientista de dados é a multidisciplinaridade. No geral não há necessidade de ter formação em Direito. 

Dentre essas habilidades estão:

  • Business (gestão de projetos, design e desenvolvimento de produtos etc..)

  • Estatística (gestão de dados, data mining,modelagem de dados etc..)

  • Matemática 

  • Tecnologia (Big Data etc..)

  • Programação e administração de sistemas1

É claro que dentre essas habilidades depende muito do tipo de cientista de dados que você quer se tornar. Enquanto temos habilidades bem comuns, também podemos encontrar algumas bem nichadas que irão variar conforme suas necessidades e funções. 

Mas agora que você já sabe um pouco do que se trata a profissão que vem crescendo no ramo jurídico, venho com a melhor parte. sabia que você pode ser um cientista de dados jurídicos?

Com o Legal Metrics isso também passa a ser sua realidade. Com o sistema você pode usufruir de templates prontos, organizar a sua gestão conforme as verticais de conhecimento jurídico do sistema, editar, criar e compartilhar os seus próprios indicadores e dashboards.

_____

 

www.cienciaedados.com

Gabriela Lopes

Gabriela Lopes

Bacharel em Direito e Assistente de Marketing na Juristec Plus.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca