MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento da obra "Responsabilidade Civil e Proteção ao Meio Ambiente"

Lançamento da obra "Responsabilidade Civil e Proteção ao Meio Ambiente"

Hoje, a Editora Saraiva lança a obra "Responsabilidade Civil e Proteção ao Meio Ambiente" (Coleção Prof. Agostinho Alvim), de Luciana Stocco Betiol. O evento será na Saraiva MegaStore Shopping Higienópolis (av. Higienópolis, 618, loja 315 - São Paulo/SP), das 19h30 às 22h.

Da Redação

quarta-feira, 3 de março de 2010

Atualizado em 2 de março de 2010 10:33


Lançamento

Obra enfoca a responsabilidade civil como instrumento de proteção ao meio ambiente

A Editora Saraiva lança hoje o livro "Responsabilidade Civil e Proteção ao Meio Ambiente" (Coleção Prof. Agostinho Alvim), de Luciana Stocco Betiol. O lançamento acontecerá das 19h30 às 22h, na Saraiva MegaStore Shopping Higienópolis (av. Higienópolis, 618, loja 315 - São Paulo/SP).

Sobre a obra :


Muito bem estruturada, a obra desenvolve, nos cinco capítulos iniciais, aspectos relevantes da proteção jurídica ao bem ambiental, procurando sempre dar ênfase à dimensão econômica, quer seja na degradação ao meio ambiente, nos princípios que relacionam o bem ambiental à responsabilidade objetiva baseada no risco da atividade, nos instrumentos que incorporam incentivos econômicos.

Nos demais capítulos, o foco passa a ser a responsabilidade civil como instrumento de proteção ao meio ambiente, e ganha destaque o capítulo que trata das funções reparatória, preventiva e punitiva da responsabilidade civil.

A reflexão final e conclusiva do estudo é instigadora, pois lança o desafio da superação dos obstáculos/limites de natureza jurídica e de natureza física, sob pena de inviabilizar a responsabilidade civil como mecanismo de incentivo econômico na proteção ambiental.


Sobre a autora :

Luciana Stocco Betiol é advogada. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Máster em Direito Ambiental pela Universidad Complutense de Madrid. Mestre em Direito Civil e doutoranda em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Coordenadora do Programa de Consumo Sustentável do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Vice-coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Sustentabilidade da FGV. Sócia fundadora e coordenadora do Núcleo Jurídico da Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica - ANAB Brasil.

__________










________________